tag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post9013370246294531181..comments2024-03-12T04:01:10.602-03:00Comments on Prof. Mazucheli Educadores em Luta: EXPLICAÇÕES SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2011mazuchelihttp://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comBlogger72125tag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-52312562822380745082011-03-05T18:00:22.360-03:002011-03-05T18:00:22.360-03:00http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/...http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasil-atual/professores_licenca_estado.mp3/?searchterm=NoneAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-86600831457191625532011-02-28T12:15:07.942-03:002011-02-28T12:15:07.942-03:00Bom dia amigo Claudemir, professores e professoras...Bom dia amigo Claudemir, professores e professoras! <br /><br />Conversei hoje com a secretária da minha sede, e ela me disse que o nosso primeiro salário só virá pelo mês de Maio!!! (rsrs, estou rindo, porque chega a ser patético e trágico ao mesmo tempo).<br /><br />Isso é verdade?? <br /><br />Passei o fim de semana pesquisando e lendo sobre salários e condições de trabalhos, na internet. Sobre os que os professores pensam a respeito de suas profissões.<br /><br />Esta matéria http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u365083.shtml <br /><br />foi considerada caluniosa e afrontosa por TODOS os professores da rede, e mais: muitos outros profissionais postaram, entre os 112 comentários, solidarizando-se com os professores. <br /><br />Interessante notar, que uma outra pesquisa feita por professores da USP apontam para os mesmos resultados. <br /><br />O que foi debatido, entretanto, diz respeito às condições de trabalho que há na Rede Pública.<br /><br />O Alckimin - sucessor do política educacional do Serra - acabou de assumir o poder, não é isso?? <br /><br />Pois, o que se vamos esperar deste governador??Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-47611308639042445262011-02-27T19:06:19.561-03:002011-02-27T19:06:19.561-03:00Veja o que alguns colegas propões ao novo secretár...Veja o que alguns colegas propões ao novo secretário:<br />Por uma escola pública de de qualidade: <br /><br />Financiamento - Aumento imediato do percentual do PIB destinado à educação para 10% rumo aos 15%, que busque compatibilizar e equalizar o custo aluno/ano na educação básica e superior. Somos contrários à política de fundos, pois os mesmos não representam aumento nos investimentos em educação; via de regra acabam fortalecendo a redução das receitas educacionais e o arrocho salarial. Verbas públicas apenas para educação pública estatal. Gastos em educação entendidos apenas como os recursos destinados para as atividades fins e respeitar a autonomia escolar na aplicação dos recursos e desenvolvendo mecanismos de controle organizados pela própria comunidade escolar.<br />Estrutura – A escola deverá proporcionar aos educando um ensino público e de qualidade que os ajude a buscar o bem estar da comunidade e ao mesmo tempo, que seja capaz de auxiliá-lo na elaboração de seu projeto de vida. Defendemos a escola de tempo integral, (não nos molde atuais) em um ambiente que combine o ensino propedêutico e o ensino prático. Para tanto, a escola deverá ter uma estrutura adequada para desenvolver as múltiplas habilidades dos seus educandos. Para tanto é necessário espaços adequados para desenvolver as múltiplas habilidades da cultura humana (turismo, teatro, cinema, línguas, artes, música, esporte entre outras demandas da comunidade na qual está inserida). <br />Leia mais em: <br />http://educacadoresemluta.blogspot.com/2011/02/construa-na-sua-escola-uma-proposta.htmlmazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-3073970223188489202011-02-27T18:30:50.531-03:002011-02-27T18:30:50.531-03:00Boa Tarde Professores e Professoras.
Estamos viven...Boa Tarde Professores e Professoras.<br />Estamos vivendo um bom momento para discutirmos as propostas de educação pública dentro das escolas. Devemos aproveitar esse momento que o Secretário da Educação está tentando mostrar sua "bondade" e realmente construir um projeto de escolar verdadeiramente democrático. <br />Estive numas dessas reuniões com o dirigente de ensino da minha região. Participei como representante da minha escola e agora também fui escolhido pelos colegas para sistematizar todas as propostas da Região SUL 3 da capital. <br />Os professores da minha escola não titubearam, estão propondo uma escola IDEAL, pois acreditamos que não é momento de pedir, somente bons salários e infraestrutura. Queremos uma escola totalmente diferente. <br />Oriento a quem participar dessa reunião para não ter medo do dirigente - ele não morde - devemos ser duros. <br />Disse ao sujeito que dirige minha região (dirigente de ensino)que não somos palhaços para ser fantoche do governo e de nenhum burocrata de plantão. E que temos uma modelo de escola pública. <br />Disse também que não iríamos aceitar nenhum "Cavalo de Tróia" dos asseclas do Alkimim. <br />Disse que não acreditava nesse saco de bondades que esse novo secretário está montando e que estava ali para realmente para fincar a bandeira da escola pública de qualidade. Pois minha escola, e se depender de nosso grupo aqui, não seremos fantoches das maldades do novo Secretário. <br />Cobrei também o dirigente que se responsabilizasse em encaminhar para todas as direções um ofício convocando as escolas a debater suas propostas educacionais, pois várias professoras disseram que souberam da convocação para comparecer na D.E. na noite anterior sem ao menos discutir a pauta da convocação (as direções não estão liberando os HTPCs e /ou (dispensa de alunos) para a discussão das propostas). <br />Professores e Professoras não abaixem a cabeça para essa camarilha! <br />Temos que ser duros nesse momento. <br />Vejam a proposta construída entre os professores da minha escola. <br />Quem tiver oportunidade discuta essa proposta em sua escola. Nos HTPCs pesam dispensa de aulas ou exija que seu dirigente de ensino o faça. E mesmo que encere os prazos pra a entrega das propostas construa a da sua escola e não deixe de lutar por uma escola pública e de qualidade. <br />Não esqueça de protocolar sua proposta na sua diretoria de ensino. <br />È uma forma de não pactuarmos ao saco de maldades que o novo secretário está planejando. Sabemos que a intenção desses salafrários é rasgar o Estatuto do Magistério, impor seu projeto meritocrático na nossa evolução funcional e provar que os professores estão contentes com a educação que temos em São Paulo. <br />Diga Não!mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-78664654562185636672011-02-26T21:24:39.309-03:002011-02-26T21:24:39.309-03:00(Continuação e fim)
A minha contribuição aqui nes...(Continuação e fim)<br /><br />A minha contribuição aqui neste site, é a de apontar para a necessidade de se resgatar a auto-imagem positiva do aluno. É preciso fazer um trabalho - é um trabalho difícil e que só resulta a médio prazo - de descontruir o discurso cínico e perverso, difundido na mídia pelo MEC, de que o problema da escola é o professor e o aluno. <br /><br />Não é o aluno que faz a escola?? Como um aluno que é humilhado diariamente poderá construir uma escola de qualidade?? (Idem para o professor).<br /><br />Já até retiraram as aulas de Psicologia, em que os terapeutas existencialistas poderiam fazer uma "terapia em grupo" na sala de aula, resgatando a dignidade do aluno. <br /><br />Eles não acreditam em si mesmos, porque já vêm sendo humilhados e menosprezados na família, na fábrica, e... na ESCOLA!! <br /><br />****************************<br /><br />Sobre o "Amigo da Escola" e o "Professor Eventual" (podem me chamar de reacionário se quiserem).<br /><br />Quem é este sujeito?? Ele fica escondido num canto da escola, na sala dos professores, ou em algum outro lugar. <br /><br />Normalmente tem um diplominha raso de pedagogia, e, em muitos casos não tem diploma de nada.<br /><br />Vocês estão com dó dele?? (do amigo da escola??).<br /><br />Saibam que eles dão aulas de Neurofisiologia e Cosmologia Quântica, se for necessário.<br /><br />Este tipo, DESQUALIFICA O PROFESSOR!!! Ele deve ser posto para correr. (Os alunos gostariam de fazer isso, mas é que a diretora pode chamar a polícia, nao se esqueçam disso). <br /><br />Sei dizer que dá para desanimar...<br /><br />E tem mais: o governo está tentando fazer isso com as universidades também. Conversei com o prof. Rafael, do Departamento da USC de Bauru - uma Universidade Católica de ótima qualidade - e ele disse que essa mentalidade da escola pública já chegou nas universidades. <br /><br />LUTA DE CLASSES<br /><br />Como o professor reage a essa situação: falta às aulas! Na impossibilidade de obter um salário e condições de trabalho dignas, a única forma de se elidir a essa rotina entendiante e desgastante é faltando às aulas, para se vingar dos alunos, e, por outro lado da diretora, e com isso a coisa piora, pq aí chega o "amigo da escola", e aí o aluno já sabe que há um idiota ha frente da lousa, à conta de babá, cuidando dele. <br /><br />Sou a favor da GREVE JÁ!!! Greve se faz sem sair de casa! <br /><br />Como o motorista de caminhão, que se funcionasse o seu caminhão na Segunda-feira de manhã, e todos fizessem o mesmo, em um mês este país, se tornaria misérrimo, e todos morreriam de fome, pq o caminhão é que leva 95% de tudo para todo o país. <br /><br />O que fazer?? Faltar às aulas? Largar tudo?? <br /><br />Sei dizer que, o corpo vale mais do que a roupa, e a VIDA, vale mais do que o corpo.<br /><br />Um abraço, <br /><br />RenatoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-53614762520886046262011-02-26T21:01:46.798-03:002011-02-26T21:01:46.798-03:00Sei que devem estar perguntando: mas o que vc está...Sei que devem estar perguntando: mas o que vc está fazendo além de reclamar. <br /><br />Todas as minhas aulas são voltadas para a problemática da escola. <br /><br />Tenho 13 aulas de Filosofia e 16 de Sociologia. Como sabem, a Sociologia é uma ciência que estuda e critica INSTITUIÇÕES SOCIAIS. A Escola, é uma Instituição Social, logo, ela é a primeira a ser criticada ;). <br /><br />Mas infelizmente, eu não vejo nas minhas escolas os outros professores de Geo, Hist, Fil e Soc. instar os alunos a se insurgirem contra a escola. <br /><br />"Não freqüentem a escola", digo eu a eles. "Fiquem todos nas suas casas"; "se houver um único dia em que nenhum professor e nenhum aluno aparecer na escola, a própria comunidade vai questionar, e tomar uma postura política e ativa perante a escola. <br /><br />Todos pensam que os alunos são trouxas e bobos. Porém, quando disse a eles que estudavam em uma escola rica, um deles fez a seguinte observação: "pois é, professor, é para os pais da gente ver, acreditar que a escola é boa, mas eles não sabem o que se passa aqui dentro".<br /><br />Os alunos sentem mais profundamente a humilhação porque passam, e o trabalho que eu tenho feito é o de mostrar que o professor não é o culpado por isso. Mas nem precisava, pois eles já sabem disso, pois não foi um professor que chamou um aluno (que trabalha de dia e estuda à noite) de vagabundo, mas sim a diretora da escola. <br /><br />Um professor de Química apontou para o óbvio: "Eles operaram o distanciamento entre diretores, professores e alunos". Penso que Marx já tinha obsevado isto no século XIX, quando disse que a burguesia separa trabalho intelectual de trabalho material, e paga mais para os primeiros, justamente para criar o distanciamento. <br /><br />Amigo Claudemir, às vezes fico desesperado. Não sei o que fazer: a gente vai para a escola para dar uma boa aula - normalmente passo fins de semana preparando aulas - mas quando você chega lá, não há condições o suficiente para ensinar, ou melhor para que o aluno aprenda, para que haja o aprendizado. <br /><br />(continua)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-22892636655564605782011-02-26T20:45:58.832-03:002011-02-26T20:45:58.832-03:00Não entendo uma coisa: por que o Serra fez esse i...Não entendo uma coisa: por que o Serra fez esse investimento monstruoso em termos de infra-estrutura (Uma escola pública hoje, montada, vale hoje mais de 50 milhões de reais!!!), mas se nega a dar um centavo de aumento para os professores?? <br /><br />Naquelas apostilinhas, há um discurso do Paulo Renato: "Pois é gente, o governo fez a sua parte, agora, cabe a você professor, promover a qualidade de ensino" (Hilário, se não fosse trágico). <br /><br />Simplesmente não consigo entender!!! Para que investir em educação (estrutura física da escola) sendo que ela não está formando o indivíduo para nada?? <br /><br />Algumas hipóteses que eu pesquisei no mestrado.<br /><br />A escola é um mercado para os produtos da educação:<br /><br />1- Merenda escolar<br />2- Comércio do livro didático<br />3- Comércio dos produtos da informática <br /><br />Etc. <br /><br />Há casos relatados em que diretores de escola levaram (roubaram) os notebooks e Data-shows para suas casas. <br /><br />Sexta-feira mesmo, eu havia levado o meu notebook em outra escola - pois sei que o deles não tem os programas de codecs baixados para sair o som e a imagem do filme -, e uma funcionária me disse: "use o seu professor; todos os professores trazem os deles; esse aqui da escola não é tão bom quanto o de vocês"<br /><br />Rapaz!! o Equipamento estava novinho, tudo dentro da caixa. Os plásticos no notebook, não haviam sido retirados. <br /><br />Dali a pouco, nessa mesma escola, vi a vice-diretora gritando com um aluno no corredor e dizendo que ia chamar a polícia. Com efeito, minutos mais tarde, havia uma viatura da polícia na porta da escola. <br /><br />O Claudemir disse bem sobre a coação e a violência moral praticada por diretores, vice-diretores, coordenadores e funcionários sobre professores e alunos. Incrível! Simplesmente inacreditável! <br /><br />E, os quadros lastimáveis, de causar pena: professores, no fim da noite, exaustos, roucos de tanto falar com os alunos, exauridos, com aquele semblante mortificado, pálidos e, evidentemente, humilhados. <br /><br />(continua)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-66617566403411944462011-02-26T20:29:05.707-03:002011-02-26T20:29:05.707-03:00(continuação)
Sem falar da merenda (Seria ela a r...(continuação)<br /><br />Sem falar da merenda (Seria ela a retomada da política de Pão e Circo?)<br /><br />Bom... <br /><br />Uma escola rica, mas que....<br /><br /><br />... os alunos não podem usufruir de nada disso!!! <br /><br />Em um das escolas em que dou aulas de Sociologia, os alunos disseram que todos esses equipamentos, que, ao menos em tese, teria como objetivo o professor criar estratégias diversificadas de Ensino-aprendizagem, estão trancados a sete-chaves. <br /><br />Pedi para a vice-diretora da escola agendar para mim a sala de vídeo, e preparar o Data-Show, mas ela disse que o equipamento estava enguiçado. <br /><br />Bom, eu estava gritando na sala de aula (rsrsr), para todos ouvir: "como que numa escola rica dessas não se tem um ensino de qualidade"?? "Falei com a vice-diretora de vcs e ela me disse que o Data-show está quebrado". Para minha surpresa, os alunos disseram em alto e bom som: "É mentira dela, professor, ela disse isso porque não quer que nós utilizemos o equipamento, pois acha que vamos roubar, quebrar tudo. <br /><br />(Mais surpreendente ainda): No final da aula a vice-diretora já estava falando mansinho comigo e dizendo que iria providenciar o mais rápido possível o reparo do equipamento. Mas, no dia seguinte, em que eu tinha aulas pela manhã, nessa mesma escola, a diretora me disse, que, milagrosamente, o Data Show tinha sido consertado (rsrs) e então, me liberou o equipamento, dizendo para "tomar cuidado"... <br /><br />Na minha sede, a diretora se negou a ceder o Data Show para eu passar filme para os alunos. Alegou que "o Data Show não sai da biblioteca, use a TV".<br /><br />Deus meu!! Onde chegamos!!! Os dois principais SUJEITOS do processo educativo, PROFESSORES E ALUNOS, são chamados de vagabundos, pobres e indolentes, arruaceiros que não querem saber de nada, e agora, não só a sociedade, mas muitos professores e alunos já assumiram essa auto-imagem. <br /><br />(Continua)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-70161672832110616422011-02-26T20:15:09.458-03:002011-02-26T20:15:09.458-03:00Olá a todos,
Vou comentar, agora, o excelente pos...Olá a todos,<br /><br />Vou comentar, agora, o excelente post do prof. Mazucheli. <br /><br />A proposta de fazer do HTPC um local para discussões que interessam a nós, à escola e aos alunos é sem dúvida alguma muito sensata. O problema é convencer todos os professores acerca dessa necessidade. Um outro problema é, outrossim, a vililância ideológica dos chamados "capitães do mato", que certamente tentarão impedir tal iniciativa. <br /><br />Tenho feito um discussão política em torno dos problemas da educação e da escola com os meus alunos, e o resultado têm sido fantástico: os alunos não são esses bandidos/arruaceiros/maloqueiros/ignorantes que a ideologia do MEC difundiu de forma caluniosa pela sociedade, através da mídia, não! Pelo contrário, eles enxergam a problemática dentro da escola: as diretoras chamam eles de vagabundos; funcionários chamam as garotas do Ensino Médio de "biscatinhas" e por aí afora. <br /><br />Os alunos são unânimes em concordar que estudam em uma "escola rica", do ponto de vista da estrutura física: <br /><br />1- Sala de vídeo: Data Show com notebook Itaú tec de 15", caixa amplificada de som, aparelhos de TV, DVD, vídeo de última geração (não fica atrás de nenhuma escola particular ou de uma USP OU UNESPs da vida)<br /><br />2- Sala de Informática com computadores de última geração. <br /><br />3- Internet da Telefônica, do tipo empresarial, com modem para gerar sinal de internet para todos os computadores da escola (Idem).<br /><br />4- Laboratório de Ciências<br /><br />5- Quadras esportivas para jogos como basquete, futebol e voleybol (isso não têm nas escolas particulares<br /><br />6- Biblioteca com apostilas, livros, computadores e etc.<br /><br />7- Estrutura física: ventiladores nas salas de aula, paredes pintadas, mesas, carteiras e cadeiras novas.<br /><br />8- Material de escritório: escrivaninhas, mesas, papeladas, telefones, computadores, tudo novinho...<br /><br />(continua)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-46771910087969347222011-02-26T20:01:21.515-03:002011-02-26T20:01:21.515-03:00Citando Claudemir Mazucheli:
"A escola públi...Citando Claudemir Mazucheli:<br /><br />"A escola pública não está totalmente falida, há ainda verdadeiros guerreiros e guerreiras que resistem aos desmandos dos governos. Diria que estamos em uma crise profunda. <br />Crise estrutural e pedagógica (responsabilidade de governos incompetentes) e crise na direção do nosso sindicato (SINDICATO CHAPA BRANCA - APEOESP cutista - Artisind, Artinova e CTB). <br />Mas, a saída está nas nossas mãos! Somos mais de 200.000 só em São Paulo e temos a maior instituição sindical da América Latina! <br />Vamos à luta! <br />É nosso dever trocar essa pelegada (APEOESP – CUTISTA por verdadeiros lutadoras e lutadores (há um grupo de oposição em franca ascensão dentro de nosso sindicato). <br />Juntos, devemos construir um sindicato independente de patrões e de governo que realmente contribua para resgatar “o caráter” público e de excelência de nossas escolas. <br />Devemos desmascarar os falsos discursos dos governos federal, estadual e municipal, que vociferam possíveis avanços nas políticas educacionais no Brasil. <br />Devemos organizar nossas escola, denunciando todas as mazelas que nos aflige, não queremos salas superlotadas, não queremos salários miseráveis, não toleraremos gestão escolar autoritária, não toleraremos assédio moral (de supervisores, diretores e coordenadores). <br />Queremos que nossos HTPCs se transformem em espaços de formação continuada e de discussão dos problemas de nossa categoria. (renunciar a burocracia – preenchimentos de papeis e inutilidades propostas pelas coordenações a mando das Delegacias de Ensinos).<br />Devemos lutar por uma escola verdadeiramente democrática com eleições diretas para diretores, com mandatos revogáveis!<br />Devemos lutar pela construção de grêmios livres nas escolas (aluno como aliado). <br />A escola deve acolher a comunidade e não expulsá-la! Por conselhos de escolas paritários. (professores + comunidade + alunos + funcionários + gestão).<br />Proporcionar um ambiente de formação comunitária baseada em valores coletivistas e humanistas. (transformar pais passivos em pais ativos e responsáveis)"Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-10536368222472565542011-02-12T16:08:29.055-02:002011-02-12T16:08:29.055-02:00Professores e professoras!
Para o sucesso de nossa...Professores e professoras!<br />Para o sucesso de nossa luta coletiva não é salutar que nos "deixamos cair nas armadilhas do governo". Se iniciamos uma "guerra" entre nós dentro das escolas estaremos "mordendo a isca desses salafrários". <br />Devemos lutar pelo fim das provas e pela estabilidade para todos os OFAs, por um plano de carreira único e aberto, com reajustes lineares e evolução funcional por tempo de serviços e titulação. Somos contra as provas de desempenho. <br />Somos contra as leis 1093, 194 e 1097. <br />Atribuição de aulas 2011 - Estamos percebendo uma confusão muito grande no entendimento da legislação entre diretores de escola e dirigentes de ensino. Cada localidade está fazendo sua. Nesse sentido, é importante que todos os professore façam a leitura dessas legislação para poder entendê-las e também para convencer nossos colegas da importância de sua revogação, caso contrário todos os anos estaremos numa luta encarniçada contra nós mesmos. <br />Nossa ultima greve, (80% da categoria – praticamente 160.000 professores e professores fizeram algum tipo de paralisação, estávamos unidos) foi realizada, entre outras coisas, também com o intuito de eliminar toda essa confusão, mas infelizmente fomos derrotados e a legislação está ai nos triturando. <br />Agora é apagar o fogo! Orientamos para que, em casos de descumprimento dessa legislação (injusta), o professor ou a professora encaminhe um requerimento padrão questionando a Direção da escola e também o Dirigente de Ensino pelos problemas detectados. Protocole esse documento em duas vias (escola e diretoria de ensino) se não receber a devolutiva no prazo legal (10 dias) ou se a devolutiva ferir a legislação entre com uma ação judicial contra o dirigente e o diretor da escola.<br /><br />Repito: <br />Devemos resgatar nossas bandeiras históricas, não podemos ficar refém das contradições do momento!<br />Piso do Dieese por 20h/aula!<br />1/3 de hora atividade já rumo aos 50%!<br />Formação continuada nas universidades públicas com afastamento remunerado!<br />Revogação das leis 1093, 1094, 1097/09!<br />Estabilidade para todos os OFA’s!<br />Abaixo a lei 1041/08(falta médica)<br />Fim da promoção automática!<br />Fim da avaliação de desempenho!<br />Fim da municipalização!<br />Incorporação do bônus e demais gratificações com extensão aos aposentados!<br />Contra a nova reforma trabalhista e da previdência e contra o fator previdenciário!<br />15% do PIB imediatamente para a educação pública!mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-65238793126749782562011-02-12T11:49:42.385-02:002011-02-12T11:49:42.385-02:00Muito me entristece ver os professores tão desunid...Muito me entristece ver os professores tão desunidos, justamente quem deveria esclarecer a opinião publica, entrando no jogo sujo do governo estadual é porfessor contra professor, sindicalista contra sindicalista, percebam que tudo isto é uma simples questão de enfraquecimento da luta, categoria desunida é fácil de ser manipulada, meus sentimentos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-58062806049835247522011-02-12T10:40:26.446-02:002011-02-12T10:40:26.446-02:00ESSE ANO VIROU BAGUNÇA TOTAL, TBM PERDI MINHAS AU...ESSE ANO VIROU BAGUNÇA TOTAL, TBM PERDI MINHAS AULAS DE QUIMICA PARA UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA, SOU HABILITADA E ELA NÃO, E AMBAS SOMOS CATEGORIA F, ISSO NÃO É CORRETO, É CONTRA O Q DIZ A LDB, ENFIM , BAGUNÇA TOTAL...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-57599898559759042582011-02-12T02:54:03.665-02:002011-02-12T02:54:03.665-02:00Um professor de Filosofia pegou aulas na minha fre...Um professor de Filosofia pegou aulas na minha frente na U.E de História no ensino médio. Seu histórico tem as seguintes matérias História da filosofia moderna,da filosofia contemporânea e história da filosofia grega, somando 160 horas. Isto está correto? Somos ambos categoria FAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-33765756300240973422011-02-11T22:58:33.063-02:002011-02-11T22:58:33.063-02:00Olá Anônimo!!
Nesses casos protocole requerimento ...Olá Anônimo!!<br />Nesses casos protocole requerimento padão (em duas vias) na Diretoria de ensino exigindo esclarecimentos (sempre por escrito) pelo ocorrido. <br />Caso não receba resposta no prazo legal (10 dias) acione um advogado.mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-87611062991105434362011-02-11T09:31:13.590-02:002011-02-11T09:31:13.590-02:00Após a última atribuição da DE/SP/Centro em 09/02/...Após a última atribuição da DE/SP/Centro em 09/02/11 no pólo "Matão", por favor quando haverá continuação? Nesse dia, marcada p as 12h00, começou ás 13h00 e de fato, as chamadas às 14h30!<br /> Mais ou menos às l6h00, tudo parou e a notícia era que acontecera atribuições erradas nas UEs- as salas tinham que retornar para a DE e chamados aqueles docentes erroneamente atribuidos, para novamente participar do processo.Outra informação é que a MAIORIA DA SALAS eram pelo Art. 22. A SAGA terminou às 19h35 com a promessa de que viriam as salas livres , que continuaria da própria DE ( Av. Olavo Fontoura)e que acompanhássemos pela Internet.Onde se lê, tudo é o mesmo:Falta professor!E agora?As aulas começaram e aluguel vence dia 10!!Há alguma outra notícia?Obrigada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-80981817440799582112011-02-09T01:30:51.995-02:002011-02-09T01:30:51.995-02:00Anônimo
"Minha pergunta é: quais outros bene...Anônimo <br />"Minha pergunta é: quais outros benefícios são "cortados" dos docentes da categoria "O"?<br />Pois é, isso é o que literalmente se chama de "TOTAL FALTA DE DIREITOS TRABALHISTAS". Estou até pensando em procurar o sindicado, conforme o desenrolar dessa "estória"...<br />Devo procurar a APEOESP??<br /><br />Aprendi que só professor ajuda outro professor, muitos procuram informação na Secretaria de Educação, da Delegacia de Ensino na Direção, é "a historia da mulher que apanha do marido que pede apoio à mãe do marido". (não estou afirmando que é seu caso) <br />Temos a obrigação de compreender as leis que regulam nossa profissão, portanto uma consulta a LDB e ao Estatudo do Magistério (444)é sempre útil. (sabemos que essa legislação é deixa a desejar, mas temos que usar as téticas do governo usar as leis ao nosso favor, nada melhor como conpreende-las)<br />As Leis 1093, e 1094 são as mais novas vedetes da precarização de nossa profissão. <br />A 1093 regulamenta as “n” categorias, as malditas provinhas (vale mais uma prova do que os anos de graduação e os anos de mestrado e doutorado). Lá há informações sobre as categorias “L” e “O” e seus respectivos contratos. <br />A 1094 legitima a meritocracia que é inconstitucional, pois quebra a isonomia salarial. <br /><br />Quanto a procurar ou não o sindicato: escrevi acima que temos um sindicato pelego (bate no PSDB e esconde as maldades do PT) no entanto, “é melhor com ele do que sem ele” . A classe trabalhadora ainda não construiu um organização mais poderosa que o sindicato para lutar contra os patrões. Ainda é mais vantajoso procurar o Sindicato do que o Governo. <br />Se na sua região tiver os militantes da Oposição Alternativa, procure-os que certamente lhe darão melhor atendimento. <br />Tenho ouvido muita crítica a respeito do sindicato, mas cabe esclarecer que algumas não tem fundamentos:<br /><br />“O sindicato está se vendendo ao governo” <br /><br />Temos companheiros da OPOSIÇÂO ALTERNATIVA que acompanham as negociações. Não há mala de dinheiro.<br />Mas sabemos que a direção do sindicato (os cutistas – ligado a CUT) é pelega, pois rejeita todas as críticas que são feitas ao governo federal (petista e cutista). <br /><br />“A APEOESP não está fazendo nada para resolver os problemas dos professores” <br /><br />Vamos com calma! (A APEOESP poderia ter feito mais se não fosse chapa branca)<br />Cabe ressaltar que sindicato só existe quando há participação, não existe conquista quando delegamos a ação para terceiros. Portanto, sindicato ativo, livre, autônomo e independente de patrão e governo é aquele que existe através da participação efetiva da maioria de seus filiados. (temos que cobrar soluções, mas também estar juntos propondo e construindo nossas lutas). <br />Temos que nos apoderarmos dessa instituição! Todos e todas ao sindicato para espantar a pelegada burocrata. (burocrata: aqueles que usam o sindicato para fins pessoais e não para a luta coletiva) <br />“A APEOESP não muda as leis”. <br /><br />O sindicato não é governo!<br />Sindicato organiza luta, a luta tem seu fim na greve, greve derrota o governo e as leis. <br />Quem que fazer greve? <br /><br />“Eu pago o sindicato para eles lutarem por mim”<br />Frase infeliz! O sujeito paga o sindicato de “papel e de cimento” ele paga a luz o telefone os funcionários e as ações judiciais. <br />O sindicato político não tem preço, a luta não tem mediação, deve ser construída por todos os trabalhadores. <br /><br /><br />Relembrando esse ano é ano de eleições, certamente a pelegada ganhará novamente e as OPOSIÇÔES ficarão em suas lutas encarniçadas dentro de algumas subsedes. <br /><br />Como mudar isso? Participando efetivamente do sindicato, conversando com os MILITANTES da OPOSIÇÃO ALTERNATIVA!<br /><br />Obs! Militantes são os guerreiros e guerreiras que dedicam uma parcela de seu dia para construir as lutas (sem ganhar um tostão por isso)mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-82629734859537799712011-02-09T00:48:05.338-02:002011-02-09T00:48:05.338-02:00Renato, obrigado pela força!
Pertencendo a classe ...Renato, obrigado pela força!<br />Pertencendo a classe que vive do trabalho não posso me dar ao "luxo" de jogar pela janela a profissão que escolhi além do mais, acredito ser uma das estratégias respensáveis pela superação barbárie reinante. <br />Aprendi na luta que só professor ajuda outro professor, portanto o que faço não é virtude e sim estratégia de sobrevivência!<br />Podem me chamar de idealita, utópico, sonhador...<br /><br />Mas.... <br />"Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã." (Victor Hugo)<br /><br />"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar." (Eduardo Galeano)<br /><br />Um Grande Abraços!mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-49536628445268763262011-02-09T00:34:15.193-02:002011-02-09T00:34:15.193-02:00Oi Line!
A escola pública não está totalmente fali...Oi Line!<br />A escola pública não está totalmente falida, há ainda verdadeiros guerreiros e guerreiras que resistem aos desmandos dos governos. Diria que estamos em uma crise profunda. <br />Crise estrutural e pedagógica (responsabilidade de governos incompetentes) e crise na direção do nosso sindicato (SINDICATO CHAPA BRANCA - APEOESP cutista - Artisind, Artinova e CTB). <br />Mas, a saída está nas nossas mãos! Somos mais de 200.000 só em São Paulo e temos a maior instituição sindical da América Latina! <br />Vamos à luta! <br />É nosso dever trocar essa pelegada (APEOESP – CUTISTA por verdadeiros lutadoras e lutadores (há um grupo de oposição em franca ascensão dentro de nosso sindicato). <br />Juntos, devemos construir um sindicato independente de patrões e de governo que realmente contribua para resgatar “o caráter” público e de excelência de nossas escolas. <br />Devemos desmascarar os falsos discursos dos governos federal, estadual e municipal, que vociferam possíveis avanços nas políticas educacionais no Brasil. <br />Devemos organizar nossas escola, denunciando todas as mazelas que nos aflige, não queremos salas superlotadas, não queremos salários miseráveis, não toleraremos gestão escolar autoritária, não toleraremos assédio moral (de supervisores, diretores e coordenadores). <br />Queremos que nossos HTPCs se transformem em espaços de formação continuada e de discussão dos problemas de nossa categoria. (renunciar a burocracia – preenchimentos de papeis e inutilidades propostas pelas coordenações a mando das Delegacias de Ensinos).<br />Devemos lutar por uma escola verdadeiramente democrática com eleições diretas para diretores, com mandatos revogáveis!<br />Devemos lutar pela construção de grêmios livres nas escolas (aluno como aliado). <br />A escola deve acolher a comunidade e não expulsá-la! Por conselhos de escolas paritários. (professores + comunidade + alunos + funcionários + gestão).<br />Proporcionar um ambiente de formação comunitária baseada em valores coletivistas e humanistas. (transformar pais passivos em pais ativos e responsáveis).<br />E por ai vai!!!!<br />O desafio é grande! <br />Nossa conquista sempre será do tamanho de nossa luta!mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-44059721248844459192011-02-07T23:03:03.171-02:002011-02-07T23:03:03.171-02:00Amigo Claudemir,
Quero expressar aqui o meu agra...Amigo Claudemir, <br /><br />Quero expressar aqui o meu agradecimento pelo seu importante trabalho no tocante às lutas trabalhistas no âmbito dos profissionais da educação. <br /><br />Apesar de ter um quadro de 29 aulas semanais de Filosofia e Sociologia, e estar muito feliz por estar novamente empregado na profissão de docente, minha preocupação agora é com a ausência de direitos trabalhistas da categoria "O". <br /><br />Parabenizo o seu trabalho, e quero dizer que, vejo nesse seu site um efetivo e importante espaço para o debate sobre as questões trabalhistas da nossa classe. <br /><br />Parabéns pelo seu trabalho. <br /><br />Um abraço, <br /><br />RenatoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-89001678450900848712011-02-07T16:26:09.593-02:002011-02-07T16:26:09.593-02:00ENTÃO GENTE É ISSO AHE , É A QUALIDADE DE ENSIN...ENTÃO GENTE É ISSO AHE , É A QUALIDADE DE ENSINO QUE O GOVERNO VAI MOSTRAR ESSE ANO DE 2011, QUANDO PERMITIU QUE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODEM DAR AULAS DE BIOLOGIA , PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DAR AULAS DE QUÍMICA, PIOR, PROFESSORES HABILITADOS PERDERAM SUAS AULAS PARA PROFESSORES NÃO HABILITADOS...TUDO CONTRA AS LEIS DA LDB...É O FIM, ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ESTÁ FALIDA.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/03964804235213065038noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-89915098758892946892011-02-05T19:58:43.989-02:002011-02-05T19:58:43.989-02:00Hoje teve a atribuição dos OFAs "O", em ...Hoje teve a atribuição dos OFAs "O", em cuja categoria me insiro. Graças a Deus consegui pegar somente aulas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.<br /><br />Jà estou sabendo que, após trabalhar o ano inteiro, não vou ter férias e décimo terceiro. <br /><br />Minha pergunta é: quais outros benefícios são "cortados" dos docentes da categoria "O"? <br /><br />Não me digam que não conta tempo de serviço para aposentadoria?? <br /><br />Pois é, isso é o que literalmente se chama de "TOTAL FALTA DE DIREITOS TRABALHISTAS". Estou até pensando em procurar o sindicado, conforme o desenrolar dessa "estória"... <br /><br />Devo procurar a APEOESP?? <br /><br />Agradeço informações nesse sentido, <br /><br />Abçs,Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-77333981921992405402011-02-05T05:10:20.153-02:002011-02-05T05:10:20.153-02:00A greve é apenas um momento da luta, antes dela é ...A greve é apenas um momento da luta, antes dela é necessário organizar nossa escola e ter muita paciência para convencer nossos colegas da importância dessa luta. Temos que construir dentro das escolas uma plano de luta contra os desmandos da direção e da coordenação, contra o mau uso dos HTPC (exigir esse nosso espaço para formação continuada e fazer discussão da nossa profissão) . Convencer nossos pares da importância de participar dos conselhos de escola (exigir da direção transparência dos gastos e verbas públicas). Devemos nos intrometermos em cada canto da escola e desnudar as armadilhas perversas do governo. <br />Isso é conscientização! É difícil? Sim! <br />Vai haver resistência, assédio moral, professor com medo, (até de falar bom dia – rsrsrs). Mas as armadilhas do governo não escolhe professor, quanto menos se espera, até os “amigos do rei” estarão dizendo que você estava correto. <br />Queridos, sem essa luta diária as greves não são legítimas, serão todas curtas e despolitizadas!! <br /><br />Alguns freses de Paulo Freire para reflexão<br />"Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra." <br />“A força do opressor está na covardia do oprimido", ela diz tudo. (Freire)<br />"Quando um sonhador se junta a outro sonhador eles encurtam a distância entre o sonho e a vida sonhada."mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-44089596078240647722011-02-05T05:09:45.399-02:002011-02-05T05:09:45.399-02:00A greve é o ápice da luta por nossos direitos! É c...A greve é o ápice da luta por nossos direitos! É certo que as maiores conquistas de nossa categoria foram conquistadas através das greves, (o estatuto do magistério paulista é um exemplo disso) por ele e por outras conquistas muitos foram jogados do vão do MASP pela cavalaria da polícia na década passada. Isso é comovente! Conheci pessoalmente alguns esses heróis!<br />Em 2000 fomos literalmente espancados pela tropa de choque do governo! E lá estavam, os efetivos e os OFAS! Conheci alguns que relembram esses momentos com água nos olhos dizendo “a população nos apladiu, pois reconheceu nossa luta e a covardia do governo” <br />Em 2008 e 2010 estamos novamente na Paulista (60.000 OFAS e Efetivos). <br />Hoje convivemos com um dilema, alguns, mais velhos se dizem cansados da luta constante, alguns mais jovens não sabem que o que temos hoje é fruto dessas lutas, e assim o mundo caminha.<br />Há aqueles que nem acreditam em luta coletiva e muito menos em construir um sindicato forte (esse que está ai é pelego, mas é pelego pois não há participação). Há aqueles ainda que acreditam que alguns professores devem lutar por eles, mas quem lutará por esses? <br />Se continuarmos nessa reflexão chegaremos na conjuntura política contemporânea (de recuo das lutas de massas) devido ao apelo economicista, imediatista e individualista da vida moderna. <br />Meus queridos fomos derrotados na ultima greve, e já sabíamos que o “chicote sangraria nossos lombos”, muitos não acreditaram, mas o momento chegou! Tem porrada para todo mundo! OFAs, efetivos e eventuais. A precarização tende a piorar, essa atribuição é emblemática, está desgraçando a vida de muitos, vide relato da professora Line, (a sensação de impotência nessas horas é gigantesca - meus sangue ferve nas veias nas as minhas mão estão atadas) <br />Está tudo perdido? Não!!<br />Lembro de uma canção - Gaúcho da fronteira- “não me entrego nem que me caia as calsas” (é uma citação ridícula essa, mas está valendo -rsrsr)mazuchelihttps://www.blogger.com/profile/01366768905095439626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8074662653250599600.post-83824764402886286362011-02-05T00:16:48.206-02:002011-02-05T00:16:48.206-02:00Citar: Claudemir Mazucheli
"Nossa profissão ...Citar: Claudemir Mazucheli<br /><br />"Nossa profissão é uma das mais stressantes além disso trabalhamos em condições precárias com salas superlotadas e recebendo salários ridículos. Logo, estamos ficando doentes e fora das salas de aulas."<br /><br />E até quando aturar isso?? Cadê a greve?? <br /><br />O que precisa é de uma greve geral. <br /><br />Mas a incompetência do Estado em gerir a Educação pública é uma moeda de duas faces: <br /><br />De um lado está os gastos com os docentes, pois, se o titular de cargo falta, o governo contrata o OFA, e se este falta, há alguma espécie de substituto quase passando fome que vai lá cobrir - eu mesmo já fiz isso. Eles só ligam na tua casa nas Sextas-feiras à noite...<br /><br />Por outro lado, é uma estratégia bem urdida, pois, dá-se uma prenda, faz um "agrado" ( = salário) para que ele venha cobrir a aula, e assim, a escola pública pode fornecer números e estatísticas ao Banco Mundial - senão este pára de emprestar dinheiro para o Brasil. <br /><br />Talvez os titulares de cargo não queiram fazer a greve, pois sabemos que as faltas não prejudicam suas carreiras. <br /><br />Mas, e os OFAS?? Por que estes não fazem greve?? <br /><br />Não vale o argumento de que "estão precisando das aulas", pois qual é a diferença de ficar em casa sem fazer nada ou ir dar aulas e ganhar R$ 200 ou 300 para ficar passando nervoso e acabar doente no final?? <br /><br />É isso que eu não entendo: a coisa está ridiculamente ruim, mas, paradoxalmente, os profs. até brigam por aulas nas atribuições... <br /><br />Desejo que todos os professores tenham coragem de fazer greve o quanto antes. <br /><br /><br />Boa sorte a todosAnonymousnoreply@blogger.com