terça-feira, 22 de março de 2011

Reunião com Secretário da Educação - 18.03.2011



Reunião com o Secretário da Educação.

Data: 18.03.2011.

Local: UNIB

Composição da Mesa pelo Governo:

Dirigente de Ensino: Prof° Samuel

Secretário : Herman

Secretário Adjunto: Palma

Diretor da COGESP: Sebastião

A reunião contou com a presença de cerca de 300 professores e professoras.

Apresentação do Secretário:

O secretário da educação se apresentou e falou bastante de sua experiência na UNESP.

Apresentação das Propostas Educacionais

Foi apresentado o texto final (sistematização das propostas educacionais ) das 4 diretorias de ensino da Zona Sul de São Paulo. (texto em anexo).

O texto deixou a desejar , pois muitas propostas que discutimos não foram contempladas. Por isso fiz um dossiê com todas as propostas de todas as escolas e protocolei na mesa. O secretário não quis assinar, mas forcei o Dirigente Samuel (SUL3) a fazê-lo. (O secretário levou a pasta)

Debate com os Professores

Depois da apresentação da Professora ouvimos o questionamento de vários professores.

Os professores cobraram do secretário muitas ações para efetivamente melhorar a educação.

Fim das escolas de latinha, diminuição de alunos por sala, formação continuada – contra a prova do mérito; plano de carreira; melhorias da estrutura; gestão democrática; reposição das perdas salariais, equiparação salarial, problemas no DPME, aposentadoria, etc.

Minha Fala - Cobrei do secretário:

Se a audiência era realmente séria?

Se fosse séria se ele já havia combinado com o governador para implementar as propostas discutidas nas audiências?

Afirmei também que nós professores não queríamos ser tratado como palhaços, como já feito por outros secretários da educação e que exigíamos respeito.

Cobrei do secretário mais tempo para discutir as propostas educacionais e que combinasse com as diretoras e diretores, pois muitos deles não estavam realizando discussões no interior das escolas, ou pior ainda, “dando bolinhas” para os professores que estavam participando dos debates das diretorias de ensino.

Disse também via com preocupações a aplicação do modelo de gestão unespiano (pronunciado na sua apresentação) na rede estadual de SP, pois sabia dos problemas que aquela instituição estava passando.

Focalizei minha fala na formação continuada para nossa categoria.

Perguntei ao Secretário se ele havia feito uma prova de mérito para se candidatar ou para se tornar secretário? Respondi que certamente não pois sua carreira estava calcada na experiência, no mestrado e no doutorado. Se assim o fosse, como poderia propor uma prova para substituir tal formação continuada para evoluirmos na carreira?

Disse que não acreditava no sucesso do ensino a distância, pois nosso “orientador não poderia ser uma máquina”.

Disse que tinha uma proposta, a formação permanente dos professores, nas universidades públicas, inclusive a UNESP poderia ajudar e muito, disse que essa formação deveria ser com afastamento remunerado durante três meses a cada dois anos para cursos (atualização, aperfeiçoamento e especialização) e com vencimentos integrais para mestrado e doutorado.

Depois de minha fala percebi que muitos professores, estavam hostilizando os colegas que faziam críticas mais ácidas ao secretário. Tive a impressão que havia muitos aplaudindo as ações do governo. (possivelmente eram aqueles que foram escolhidos pela direção, pois em muitas escolas não houve um debate democrático e muito menos escolha de representantes pela equipe de professores)

O secretário ao responder as perguntas dos professores, disse que poderia se comprometer em rever os problemas que estavam relacionados às RESOLUÇÕES, mas o que estivesse relacionada aos DECRETOS e LEIS não dependiam diretamente dele, mas do Governador e da Assembléia Legislativa.

Não respondeu sobre o descumprimento da data-base (março), colocou a culpa nos secretários passados. Disse que sua meta é salário e carreira para os professores. (estranho que não propôs nada concreto).

Ele fez outras promessas. Concretamente ele se comprometeu a não computar as faltas da greve para o pagamento do Bônus (disse que o bônus será pago em folha suplementar no final do mês). Disse também que já enviou ao governador um plano de reajuste salarial, mas não se comprometeu com nenhum índice.

Disse que é a favor da formação continuada on-line e é a favor da meritocracia.

Disse também que não vai acabar com a progressão continuada, mas está estudando mudanças.

(Gravei as intervenções do Secretário e estou preparando um audiovisual e postarei depois)

Houve um momento de tensão na audiência, pois ao responder dois professores, inclusive as minhas provocações o Secretário foi truculento.

O secretário disse que nós não tínhamos DIREITO de questionar um SECRETÁRIO dessa forma. Disse que não deveria questionar um Ex Reitor de uma Universidade de Renome, que não tínhamos moral para cobrar mérito dele. (deu a entender que tínhamos que nós calar – “sabe com quem está falando” )

(minha fala) Retruquei veementemente e exigi respeito do secretário, pois ambos (professores e secretário) eram funcionários públicos e essa audiência tinha como finalidade ouvir professores, portanto estávamos fazendo o que ele próprio propôs - estávamos cobrando soluções de problemas e apresentando soluções. Houve vaias e aplausos e a audiência prosseguiu.

Depois desse imprevisto ele mudou seu discurso, disse que nós não tínhamos entendido sua proposta de meritocracia e que na sua concepção seria por via acadêmica (mestrado e doutorado) e por experiência. (ele repetiu o que eu havia cobrado na minha fala) ele foi hábil “saiu pela tangente”. Mas, depois voltou a se contradizer e dizendo que era favorável a meritocracia por provas.

No Final da audiência fiz uma solicitação à mesa para que protocolassem nossas propostas educacionais, o Secretário se recusou a protocolar, mas exigi que o Dirigente Samuel assim o fizesse em nome do Governo. Propostas protocoladas!

(se alguém quiser uma cópia me procurem)

Conclusão:

As mudanças propostas pela equipe da Secretaria de Educação nem de longe contemplam nossos anseios, ou seja, uma verdadeira melhoria nos salários e nas condições de trabalho em sala de aula, novamente “remendos novos em roupas velhas” resta-nos cobrar, cobrar e cobrar!

Nessa quarta-feira (23.03) estaremos COBRANDO melhoria no plano de carreira em uma nova reunião na D.E. SUL 3.

Abraços!

Profº. Claudemir Mazucheli

3 comentários:

  1. Amei !!!!!!! Parabéns e obrigada por ter tido essa oportunidade de nos representar....
    Gostaria de uma cópia das propostas esducacionais protocoladas ...
    Abraços
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine!!
    Em breve disponibilizo os materiais.
    As propostas e o vídeo editado!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Elaine Leia essa Postagem!
    http://educacadoresemluta.blogspot.com/2011/03/resumo-debate-das-propostas.html

    ResponderExcluir