quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nova Grade para o Ensino Médio em 2012


A SEE publicou nestes dias (em anexo) a proposta de Nova Grade para o Ensino Médio em 2012. Mais uma vez o governo cria confusão tentando dividir os/as professores/as, colocando as diferentes disciplinas em confronto.

Não podemos aceitar mais uma arbitrariedade por parte da SEE. Também não podemos contar com direção majoritária da APEOESP, que pode até fazer declarações, mas não vai organizar a luta, afinal parte da justificativa da CENP (SEE) é adequação às diretrizes nacionais aprovadas no CNE (Conselho Nacional de Educação).
No texto diz que o ensino médio deve ter em média 30 alunos. Temos que exigir que cumpram pelo menos isso, rumo aos 25 alunos no máximo por sala.


Defendemos que a grade curricular deva ser debatida nas escolas e aprovadas no Conselho de escola e não imposta pela SEE.

Junto a isso Haddad (Ministro da Educação) tem ido à imprensa defender a ampliação do ano letivo para 220 dias. Mais uma afronta aos professores/as e à comunidade escolar. Dá para ver o alinhamento entre Haddad e Herman, vide os afagos de Dilma com Alckmin.

Nosso caminho é a luta. Temos que intensificar à ida às escolas, levando o Manifesto das Oposições e colhendo milhares de assinaturas em nosso abaixo-assinado(também em anexo).
Temos que organizar os professores/as e encher a praça no ato de entrega dos abaixo-assinados, no dia 07/10 às 14h na República.
Saudações Socialistas,

João Zafalão

2 comentários:

  1. Eu acho que a grade curricular não poderia ser estadual, mas sim nacional, pois grades curriculares diferentes ferem o direito de ir e vir do aluno, se o momento que ele tem que mudar de cidade ou de bairro durante o ano letivo lhe causa transtornos e mudanças radicais no ensino que estavaq sendo constreuido.

    ResponderExcluir
  2. essa mudança atrapalhou minha vida virando a do avesso pois eu repeti o terceiro ano do curso de professores e tive que voltar ao segundo sendo que eu já me formei no segundo ano retrasado...uma lástima que tais pessoas possam fazer isso com a vida de pessoas e nós alunos não podemos reivindicar nada!

    ResponderExcluir