terça-feira, 22 de novembro de 2011

“A globalização não destrói o lugar. Recria-o.” - entrevista Roberto Lobato Correia - Jornal Da UFRJ

“A globalização não destrói o lugar. Recria-o.”

A globalização capitalista não destrói o lugar ou a região, mas recria-os, atribuindo-lhes novo papel por meio de uma mais complexa divisão territorial do trabalho, na análise de Roberto Lobato Azevedo Corrêa, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ, localizado no Instituto de Geociências (Igeo). No Brasil, até 1970, as áreas de florestas, por exemplo, eram dedicadas à agricultura e nas áreas de vegetação aberta a pecuária predominava. Com a agroindústria, esses conceitos foram alterados e áreas abertas, como o cerrado, passaram a ser consideradas ideais para a implantação mecanizada de lavouras de grande extensão.
Foi uma mudança que gerou movimentos migratórios e nova inserção do Brasil na divisão territorial do trabalho por meio da exportação de grãos, sobretudo soja, destaca Lobato, pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “No futuro, olharemos criticamente para a expansão da soja, que alterou a organização espacial e fez do país um fornecedor de rações para os rebanhos europeus”, critica o professor.
Especialista em Geografia Urbana, ele também analisa as mudanças ocorridas na organização do espaço urbano nas últimas décadas. A “periferização” acentuada, com a alocação na periferia das regiões metropolitanas da população de baixo nível de renda, e o autoisolamento das classes médias-altas e das elites em condomínios fechados são, segundo ele, alguns dos fenômenos mais evidentes do processo recente de urbanização.
Nesta entrevista ao Jornal da UFRJ, Roberto Lobato também comenta seu estudo, no campo da Geografia Cultural, acerca dos parques  temáticos – “formas simbólicas criadas pelo capitalismo avançado para auferir lucros” – e afirma que não acredita em uma universidade de qualidade no curto prazo. “Se pensarmos em padrões de outros contextos, ainda precisamos caminhar muito”, frisa o pesquisador.

Leia a entrevista completa aqui.
Entrevista Roberto Lobato Correia - Jornal Da UFRJ

Um comentário:

  1. Professor Roberto Lobato, grande mestre em minha carreira profissional. Agradeço sempre as cobranças nas minhas monografias.

    ResponderExcluir