sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Após a Marcha, manifestantes sacodem a Esplanada dos Ministérios com diversos protestos

A Marcha a Brasília não foi a única atividade realizada no dia 24. Após a passeata, várias manifestações sacudiram a Esplanada dos Ministérios. Protestos, atos e audiências com órgãos do Governo marcaram o dia de Lutas.

Estudantes exigem 10% do PIB para a Educação


Após a Marcha, os estudantes organizados pela Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre!), saíram em passeata rumo ao Ministério da Educação para exigir  a aplicação dos 10% do PIB para a Educação. Os estudantes entregaram a pauta com essa e outras reivindicações relacionadas ao movimento estudantil. Cerca de 200 pessoas fizeram pressão em frente ao Ministério e uma comissão foi recebida pelo ministro.

Plenária “pelos 10% do PIB para a Educação já!”


Simultâneo com a manifestação dos estudantes, numa tenda formada próximo ao Ministério do Planejamento houve a Plenária pelos 10% do PIB para a Educação. O objetivo do encontro foi de ampliar a discussão para as diversas categorias, bem como iniciar a discussão do plebiscito, que será realizado nacionalmente, sobre a campanha. Diversas entidades participaram da reunião e aproveitaram a ocasião para apoiarem a iniciativa e fortalecerem essa importante campanha.

Frente de Resistência Urbana ocupa o Ministério do Esporte


A Frente de Resistência Urbana (Frente de Movimentos) também realizou um protesto.  Essa frente que também é integrada pelo MTST ( Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) realizou uma ocupação no Ministério do Esporte. Os manifestantes protestavam contra as remoções em decorrência da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2106.  “Não somos contra a copa nem Olimpíadas, mas somos contra a onda de despejos que deixaram e vão deixar milhares de famílias sem moradia”, disse a integrante do MTST Maria das Dores Cerqueira.

Um ato de truculência policial ocorreu durante a manifestação. Policiais usaram de extrema violência contra os manifestantes que protestavam pacificamente e só queriam uma reunião com o ministro. Jane Pereira da Silva, de 66 anos, foi agredida covardemente no rosto e no braço por um policial. O movimento irá procurar a Secretaria de Recursos Humanos para denunciar o caso.

Movimento dos Trabalhadores da Cultura também se manifesta


Os trabalhadores da Cultura não ficaram de fora dessa Jornada de Lutas. Também realizaram um ato simbólico em frente ao Ministério da Cultura. Um grupo, vestido de palhaço, tocava no local.

Privadas foram expostas em alusão ao processo de privatização ao qual a Cultura vem sendo submetida.

Para o integrante do MTC (Movimento dos Trabalhadores da Cultura), Gabriel Pitanga, a participação na Marcha foi importante. “O movimento começou há menos de um mês, estamos nos organizando e a nossa participação nesse ato é importante para unir forças, afinal, somos todos trabalhadores”, finalizou.

Todos esses atos refletiam a intensidade do que foi esse dia de Lutas.

Caso sua entidade também tenha realizado alguma manifestação em Brasília neste dia, que não repercutimos no site, utilize nosso canal colaborativo para divulgamos na página da Central.

Fonte: CSP CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário