terça-feira, 23 de abril de 2013

Socialismo Livre: a única saída política viável para a humanidade!


O capitalismo não é uma alternativa societária justa para a humanidade. Sua lógica se sustenta com base na exploração de classe, com base na opressão de setores da sociedade, com base na conservação ideológica de obscurantismos e de atrasos da população, gerando miséria e caos. Portanto, o socialismo, de orientação marxista, continua sendo a única alternativa político-econômica viável para por fim à exploração, à opressão, às desigualdades sociais, aos atrasos e obscurantismos da humanidade.
Porém, a experiência histórica também nos mostrou que o socialismo monolítico, autoritário, de partido único, de imposição de forças políticas majoritárias com aversões às críticas, também não funciona, ao contrário, no socialismo sem liberdade de crítica e sem liberdade de expressão, imperaram-se outras faces cruéis da opressão e da exploração, dessa vez, em nome do “socialismo”.
Defendemos o Socialismo Livre: somos radicais defensores da liberdade de expressão, individual e coletiva; somos radicais defensores da liberdade de crítica, individual e coletiva; somos radicais defensores da liberdade de organização, individual e coletiva; somos radicais defensores da liberdade de decidir sobre o próprio corpo em todas as situações de vida; somos radicais defensores da democracia operária e repudiamos o uso de manobras ou o uso do fato de ser maioria nos movimentos sociais para silenciar os críticos; por fim, como princípio, repudiamos o uso da liberdade para oprimir ou para explorar os outros, como os burgueses e os degenerados de todos os naipes fazem. Nosso lema é a liberdade transformadora, a liberdade socialista, o socialismo livre.
Por isso, afirmamos: só o Socialismo Livre será capaz de ser superior ao capitalismo. O socialismo autoritário, monolítico, burocratizado, sem liberdade de crítica, morreu e deve continuar enterrado para sempre! O capitalismo também deve morrer e ser enterrado para sempre! Viva o Socialismo Livre! Seja também um lutador Socialista Livre!
Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia - Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU - Membro da CSP-CONLUTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário