sábado, 30 de abril de 2016

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS


Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
Caderno de Educação em Direitos Humanos - Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais
Autoras/es: Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes e José Pereira de Souza (redação)
INSTITUIÇÃO: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Editora: SDH
Ano Publicação: 2013
Área temática: Educação em Direitos Humanos
Perfil: Material teórico-conceitual
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 76
Descrição: Organizado em 4 Unidades: Unidade 1 - Direitos Humanos: contextualização e histórico no mundo e Direitos Humanos: contextualização e histórico no Brasil; Unidade 2 Educação em Direitos Humanos – trajetória no mundo Unidade A Educação em Direitos Humanos

Conversando sobre violência e convivência nas escolas
Autoras/es: Miriam Abramovay (coord.)
INSTITUIÇÃO: FLACSO/OEI/MEC
Editora: FLACSO/OEI/MEC
Ano Publicação: 2012
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material de orientação para profissionais de educação
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 83
Descrição: A obra divide-se em três capítulos: 1 - Relações sociais e regras nas escolas; 2 -As violências no cotidiano escolar; 3 - Transformando nossas escolas.

Impactos da violência na escola: um diálogo com os professores
Autoras/es: Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino, Joviana Quintes Avanci (org)
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Editora: Fiocruz
Ano Publicação: 2010
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material de orientação para profissionais de educação
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 270
Descrição: A obra objetiva colaborar na construção de conhecimento a respeito das formas de enfrentamento de violações de

SOCIOEDUCAÇÃO
Docência na Socioeducação
Autoras/es: Cynthia Bisinoto (org.)
INSTITUIÇÃO: Universidade de Brasília
Editora: UNB
Ano Publicação: 2014
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material didático de curso de formação continuada
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 348
Descrição: A obra divide-se em sete eixos e é um produto do Curso de Docência na Socioeducação servindo como material de apoio, estudo e aprofundamento dos temas tratados e oferecer contribuição de análises e sistematizações sobre a temática.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Guia Escolar: rede de proteção à infância - Identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Autoras/es: Bendito Rodrigues dos Santos, Rita Ippolito
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Editora: SDH
Ano Publicação: 2011
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material de orientação para profissionais de educação
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 239
Descrição: O livro divide-se em oito capítulos e objetiva promover o debate sobre a proteção de crianças e adolescentes para introduzir o tema na agenda escolar.

O ECA nas escolas - experiência universitárias
Autoras/es: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Ivanilda Matias Gentle (orgs).
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal da Paraíba
Editora: Editora Universitária da UFPB
Ano Publicação: 2013
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material didático de curso de formação continuada
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 260
Descrição: O livro é dividido em duas partes: o Eca no sistema de ensino formal e o Eca no sistema de ensino não-formal.

O ECA nas escolas - perspectivas interdisciplinares
Autoras/es: Luciana Calissi, Rosa Maria Godoy Silveira (orgs)
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal da Paraíba
Editora: Editora Universitária da UFPB
Ano Publicação: 2013
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material de orientação para profissionais de educação
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 218
Descrição: O livro reúne textos de 24 autores envolvidos no mundo acadêmico e extra-acadêmico, pesquisadores e membro de ongs e é dividido em 16 temas objetivando contribuir para a melhor compreensão e aplicação prática do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O ECA nas escolas: reflexões sobre os seus 20 anos.
Autoras/es: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Ivanilda Matias Gentle (orgs).
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal da Paraíba
Editora: Editora Universitária da UFPB
Ano Publicação: 2013
Área temática: Direitos de Crianças e Adolescentes
Perfil: Material de orientação para profissionais de educação
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 228
Descrição: O livro é dividido em duas partes: a primeira trata dos referenciais histórico-políticos sob a perspectiva dos atores sociais e institucionais presentes no Parlamento, no Judiciário e no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente; e a segunda, envolve

GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL
Olhares Feministas
Cadernos SECAD: Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos
Autoras/es: Ricardo Henriques, Maria Elisa Almeida Brandt, Rogério Diniz Junqueira e Adelaide Chamusca (org)
INSTITUIÇÃO: SECAD/MEC
Editora: Secad/MEC
Ano Publicação: 2007
Área temática: Gênero e orientação sexual
Perfil: Material teórico-conceitual
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 87
Descrição: Os Cadernos Secad foram concebidos para cumprir a função de documentar as políticas públicas da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. O conteúdo é essencialmente informativo e formativo, sendo direcionado àqueles que precisam compreender as bases – históricas, conceituais, organizacionais e legais – que fundamentam, explicam e justifi cam o conjunto de programas, projetos e atividades que coletivamente compõem a política posta em andamento pela Secad/MEC a partir de 2004. Este caderno trata especificamente de questões ligadas a gênero e orientação sexual.
DIVERSIDADE RELIGIOSA

Diversidade religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver.
Autoras/es: Reinaldo Matias Fleuri, Lilian Blank de Oliveira,Lucia Schneider Hardt, Elcio Cecchetti e Simone Riske Koch (org)
INSTITUIÇÃO: Universidade Regional de Blumenau / Universidade Federal de Santa Catarina
Editora: EdiFurb
Ano Publicação: 2013
Área temática: Educação em Direitos Humanos
Perfil: Material de orientação para profissionais de educação
Mídia: Livro
Páginas/tempo: 231
Descrição: A obra é dividida em 10 capitulos: Diversidade religiosa e direitos humanos; 2. Ethos e direitos humanos; 3. Relações interculturais, diversidade religiiosa e educação; 4. Diversidade religiosa indí9gena; 5. Religiões afro-brasileiras; 6. Religiões orientais

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