terça-feira, 3 de agosto de 2010

Criadora do método de reajuste por mérito adotado em São Paulo diz que modelo não funciona.

O modelo educacional adotado pelas gestões tucanas na rede estadual paulista não funciona. A opinião é da própria criadora da meritocracia, uma polêmica reforma de ensino que levou as práticas corporativas para dentro das escolas, provocando críticas de especialistas em Educação e sindicalistas do setor.
Ex-secretária-adjunta de Educação dos Estados Unidos, Diane Ravitch, lançou um livro, ainda não editado no Brasil, que revela que o modelo de educação baseado em metas e na responsabilização de professores e gestores pelo desempenho dos estudantes não funciona.

“Não podia mais continuar apoiando essas abordagens. O ensino não melhorou e identificamos muitas fraudes no processo”, explica Diane à repórter Simone Iwasso em reportagem inédita publicada nesta segunda-feira (02/08) no Jornal O Estado de São Paulo.

Vale lembrar que o então governador José Serra sancionou uma lei condicionando o reajuste dos professores da rede pública paulista a este modelo de ensino, agora duramente criticado por sua própria idealizadora. Atentas à injustiça do modelo, as Bancadas do PT e demais partidos de oposição na Assembleia Legislativa votaram contra o projeto, em outubro de 2009. O PL 29/09, sancionado posteriormente, excluiu 80% dos professores da rede estadual do reajuste, reservado supostamente
aos melhores classificados em prova de mérito elaborada segundo o modelo da norte-americana Diane Ravitch.
O livro The Death and Life of the Great American School System ou “A Morte e a Vida do Grande Sistema Escolar Americano” explica os equívocos que levaram à falência a reforma educacional iniciada no Governo George Bush e que inspirou políticas públicas adotadas em São Paulo.

Leia a entrevista de Ravitch ao Jornal O Estado de São Paulo acessando o site Assembléia Permanente.

Minhas Observações:

Alguem deveria avisar o Sr. Serra (10 metas para educação) e ao Sr. Lula (PDE) ambos propõe a meritocracia para ferrar com os professores.

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