quarta-feira, 21 de abril de 2010

O REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA E O BAIXO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM

Por professortemporario
Pesquisa realizada com metodologia de Estudo de caso, por meio de análise quantitativa e qualitativa sobre dados de matrícula e rendimento escolar de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das redes públicas Estadual e Municipal de São José dos Campos, nos anos de 1993 a 2004.
Esta pesquisa só pôde ser realizada em virtude da colaboração dos professores da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos, que ajudaram na coleta dos dados nas Atas de Conselho de Classe para a análise.
Resumo
A política educacional do Estado de São Paulo tem se mostrado negativa ao desenvolvimento da qualidade do ensino público. Formulada a partir de uma proposta planejada para uma realidade européia, a divisão da estrutura curricular em ciclos de quatro anos de estudo em regime de progressão continuada não trouxe bons frutos ao ensino paulista, em virtude de sua estrutura de meia jornada e da falta de um programa de recuperação para os alunos com defasagem de aprendizagem. Como nos quatro anos do ciclo essas defasagens se acumulam, a indisciplina se generaliza e a qualidade se perde. De acordo com os resultados desta pesquisa, realizada como análise quantitativa e qualitativa sobre matrículas e desempenho de alunos de escolas públicas da cidade de São José dos Campos, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004, antes da progressão continuada 12% dos estudantes apresentavam desempenho escolar com notas acima de 8,0 e apenas 7% terminavam o ano com notas abaixo de 5,0, em escolas com média de 36 alunos por classe e índice de evasão escolar de 6%. Depois da progressão apenas 8% dos estudantes apresentaram desempenho escolar com notas acima de 8,0 e 27% foram aprovados ao final do ano com notas inferiores a 5,0. A média de alunos por classe subiu para 40 e o índice de evasão escolar atingiu 22%. Como essa pesquisa analisou recortes temporais e sociais distintos, sem transição de uma estrutura para outra, é possível afirmar que seus resultados servem de modelo para todo o Estado de São Paulo.
versão integral está disponível em PDF.
O regime de progressão continuada e o baixo desempenho na aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário