domingo, 16 de junho de 2013

Enquanto a bola rola, falta saúde, falta transporte, falta escola…


por 

Obviamente, no “país do futebol”, as contradições sociais são gritantes. E são essas contradições sociais profundas que estão causando a onda de protestos que tem sacudido a ordem do país, deixando a burguesia muito raivosa e muito preocupada, disposta a reprimir com total brutalidade os movimentos sociais organizados.
Enquanto o Governo Federal e os Governos Estaduais estão gastando milhões na Copa das Confederações e na Copa do Mundo para produzir a imagem de um país bem-sucedido econômica e politicamente, a população trabalhadora e a juventude sofrem com empregosprecários; sofrem com salários congelados; sofrem com transporte público caro e ruim; sofrem com hospitais públicos sem médicos, sem exames, sem remédios e inclusive sem leitos para atender os enfermos; sofrem com escolas públicas defasadas e lotadas de profissionais desestimulados face às políticas salariais de miséria destinadas à educação pública; sofrem com a falta de moradia e com alugueis caros; sofrem com a falta de reforma agrária e com a destruição das reservas indígenas; sofrem com a violência urbana…
Concordamos com esse slogan do movimento social, enquanto a bola rola, falta hospital, falta transporte, falta moradia, falta salário, falta escola… A maioria do povo trabalhador não vive nas propagandas da Copa do Mundo ou nas propagandas da Copa das Confederações. O trabalhador madruga cedo, pega filas intermináveis de congestionamento no trânsito, empilhado dentro de ônibus e dentro de metrôs caros e entupidos de gente para conseguir manter pelo menos a alimentação de suas famílias no final do mês… Enquanto os Governos gastam milhões com a Copa, os preços dos alimentos disparam, as passagens de ônibus sobem, as condições salariais ficam congeladas. Por outro lado, quem critica o teatro desses governos nas ruas está sendo recebido a bombas, balas de borracha, cassetetes e prisões… Como não nos lembrar atualmente do saudoso e querido Renato Russo: Que país é esse?
Enquanto a bola rola, falta salário, falta emprego, falta saúde, falta transporte, falta moradia, falta terra, falta escola… É essa grande FALTA que está sendo denunciada e é isso que tem provocado a ira dos governantes ligados ao PSDB, bem como a conivência e o silêncio perante a repressão por parte dos governantes do PT. Será que o povo se cansou de viver nessa FALTA que não acaba nunca mais? O trabalhador e a juventude estariam descobrindo que é possível viver em condições muito melhores do que o capitalismo tem nos condenado? É isso que está assustando a burguesia brasileira?
Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário