Carlos Zacarias de Sena Júnior
Responda rapidamente: o atual governo do
Brasil é de esquerda ou de direita? Se você se confundiu na resposta,
não se aborreça. Muito provavelmente a maioria dos que tentaram
responder a pergunta, caso tenham pensado um pouco (o que certamente
aconteceu, apesar da sugestão de que deveriam responder rápido),
escolheu uma das alternativas, mas acrescentou uma conjunção adversativa
no caminho.
Definir um governo ou um partido por
suas posições políticas é, sem dúvida nenhuma, uma tarefa difícil, mas
isso não é novidade. Dado o grau de subjetividade que a díade
esquerda/direita permite, não seria impossível que aqueles que se situam
à esquerda do governo venham a acusá-lo de práticas direitistas, do
mesmo modo, seria improvável que à sua direita o governo não tenha
adversários que apontam as suas práticas como esquerdistas. Não
obstante, segundo Marx: “Assim como não se julga um indivíduo pela idéia
que ele faz de si próprio, não se poderá julgar uma tal época de
transformação pela mesma consciência de si; é preciso, pelo contrário,
explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo
conflito que existe entre as forças produtivas sociais e as relações de
produção”.[i] Ou seja, a “consciência não pode ser mais do que o ser consciente”,[ii]
e ainda que estejamos num período de sobredeterminação política, é
descendo do céu à terra que podemos começar a entender a realidade
daquilo que se tem chamado de “onda conservadora” e “ofensiva das
direitas”, como forma de tiramos as conclusões necessárias sobre o atual
momento para sermos propositivos quanto ao futuro.[iii]
Os termos “esquerda” e “direita” são
bastante imprecisos e insuficientes para definir os grupos contendores
do presente, mas como muitos já entenderam, ainda permanece necessário
identificar os projetos pelo seu conteúdo antitético e relacional, pelos
compromissos que assumem, pelos adversários e inimigos que elegem e
pelo lugar de classe que ocupam. Bandeiras e movimentos políticos podem
ser classificados como conservadores ou progressistas e nem precisa de
muito treino e conhecimento para saber que o fascismo é um movimento de
direita, enquanto o socialismo é de esquerda. Mas poucos sabem que
Mussollini, antes de se tornar Il Duce italiano foi editor do periódico Avanti!
e militante do Partido Socialista, o mesmo de Antonio Gramsci. De outro
lado, muito dificilmente Stalin encontraria unanimidade ao ser
classificado como de esquerda, pelo simples fato de que muitas das
bandeiras progressistas incorporadas pela Revolução de 1917 retroagiram a
partir de sua ascensão ao poder em fins dos anos 1920.
Grosso modo, pode-se dizer que posturas
políticas de direita são conservadoras, quando não reacionárias ou
fascistas. Regra geral, a direita defende a propriedade privada dos
meios de produção, inclusive o latifúndio, o liberalismo econômico, o
não intervencionismo do Estado e a meritocracia. Direitistas são contra
as políticas afirmativas, são contra a imigração (desde que não sejam
eles os imigrantes!) e acham que o casamento deve se restringir a união
de um homem com uma mulher. No que se refere aos conflitos recentes no
Brasil, os direitistas defendem o porte de armas, a redução da
maioridade penal e a pena de morte, embora nem todos assuma abertamente
esta defesa por conta dos compromissos religiosos. Direitistas se
identificam com a bancada BBB (Bíblia, Bala e Boi) e acham que bandido
bom é bandido morto. São contra o aborto e o que chamam de “ideologias
de gênero”, e ainda por cima temem que estejamos em vias de termos
implantado no Brasil uma “ditadura gayzista” articulada pelo
“bolivarianismo lulista” e pelo Foro de São Paulo.
Em determinadas épocas, os grupos de
direita podem preconizar um Estado forte como forma de evitar a ascensão
dos movimentos revolucionários, chamados por eles de “totalitários”.
Vez por outra sepultam a limitada democracia burguesa em nome do que
seria a salvaguarda da própria democracia diante do “totalitarismo de
esquerda”. Na maior parte do tempo são apenas liberais, alguns são
reacionários e por vezes todos se juntam contra os trabalhadores quando
há algum grande ascenso revolucionário, tornando-se
contrarrevolucionários. Na história, por vezes, épocas inteiras podem
ser caracterizadas por reacionárias ou contrarrevolucionárias, como
foram os anos 1930/1940, quando as ditaduras nazi-fascistas e
governantes protofascistas ascenderam ao poder no rastro da derrota de
inúmeras revoluções. Da mesma forma, as ditaduras militares da América
Latina foram tipicamente de direita, funcionando como espécies de
contrarrevoluções ou contrarrevoluções preventivas.
Do lado oposto, entre os grupos que
podem ser chamados de esquerda e que são também tratados como
progressistas, vemos o combate à propriedade privada dos meios de
produção, a luta pela reforma agrária, a defesa da regulação do Estado
na economia e o argumento pelo tratamento diferenciado para os setores
mais vulneráveis da sociedade. Partidários da esquerda (“esquerdista” é
um termo pejorativo desde que Lenin redigiu o texto Esquerdismo, doença infantil do comunismo,
em 1921) defendem posturas comportamentais que valorizam as escolhas
individuais, como o direito ao corpo e ao livre exercício da
sexualidade. São favoráveis aos processos migratórios e acusam as
mazelas do imperialismo e do capitalismo como elementos que provocam
guerras e expulsam as populações de suas terras.
No que se refere aos temas da pauta
política do Brasil, a esquerda é contrária à redução da maioridade penal
e denuncia a criminalização dos movimentos sociais e das camadas mais
pobres da sociedade. Enquanto isso, a esquerda defende o direito ao
aborto, condena a homofobia e o machismo, denuncia o racismo e batalha
pela descriminalização das drogas, apontando o tráfico e o genocídio da
população negra como políticas desenvolvidas no interior do Estado
burguês. Partidários da esquerda também podem defender os programas de
renda mínima, mas creem tratar-se de uma política de transição.[iv]
Ao mesmo tempo, a esquerda advoga pela suspensão do pagamento da dívida
pública, enquanto aponta os juros e a prática do superávit primário
como um dos nossos maiores problemas. Na história, governos surgidos de
revoluções operárias e populares podem ser chamados de esquerda, mas,
como dissemos, o curso da história comprovou que não é tão simples
assim, pois as vezes correntes contrarrevolucionárias podem surgir de
dentro da própria revolução, como foi o caso do stalinismo.
A origem e a definição dos termos
“direita” e “esquerda” remontam a Revolução Francesa, quando defensores
do aprofundamento da revolução e partidários do Antigo Regime se
sentavam à esquerda e a direita do parlamento, respectivamente. Desde
então, a díade vem sendo usada para explicar comportamentos, movimentos e
épocas históricas. Não se tratam de termos simples, e obviamente que
muitos podem não se identificar completamente com as posturas acima
apontadas como de esquerda ou de direita. Haverá quem alegue que o autor
dessas linhas foi excessivamente parcial, mas haveria como não sê-lo?
Os termos esquerda e direita são tão
importantes nas discussões políticas que, de acordo com Norberto Bobbio,
mesmo quando alguns refutam a sua validade, o fazem percebendo o
significado de cada um. Ou seja, caso você não se identifique como sendo
de esquerda ou de direita, é porque você tem alguma ideia que
compartilha com a maioria das pessoas sobre o que vem a ser uma coisa e
outra: “Como fazemos para dizer que tal objeto não é nem branco nem
preto, se não temos a mínima ideia a respeito da diferença entre as duas
cores?”[v]
Apesar de imprecisos, a díade esquerda e
direita permanece válida, não há dúvidas, mas deve-se usar entendendo
os riscos e compreendendo suas limitações. Foram apropriados por
diversas correntes, muito embora não tenham sido utilizados muito
frequentemente pelos marxistas que preferem classificar as posições de
acordo com os interesses e posições de classe. Marx e Engels não usam os
termos “esquerda” e “direita” para caracterizar os movimentos políticos
do seu próprio tempo. Apesar disso, como parece óbvio, distinguiam bem o
que era progressivo e regressivo. Os bolcheviques, por seu turno, só se
referiam a “direita” ou “esquerda” quando tratavam das disputas que
atingiam o partido, entendendo que melhor do que usar expressões eivadas
de subjetivismo, era classifica-las pela sua dimensão material. Muito
raramente Lenin, Trotsky ou outro bolchevique classificam os movimentos
por esta perspectiva relacional. Os inimigos dos bolcheviques, se eram
das classes dominantes (aristocratas e burgueses), eram prioritariamente
chamados pelos seus nomes, como aristocratas e burgueses. Em oposição
às classes dominantes e suas frações, estavam os operários e camponeses
(às vezes os pequenos burgueses das cidades). Militantes de organizações
operárias adversárias dos bolcheviques eram tratados por “reformistas”,
“conciliadores”, “economicistas”, “marxistas legais” e uma plêiade de
nomenclaturas que buscavam precisar o adversário pelo termo exato do que
eles objetidamente representavam. Apenas quando se referiam as disputas
intestinas os bolcheviques citados usavam a denominação de “esquerda”,
“direita” e “centro”, para caracterizar as querelas políticas abrigadas
no partido.
Em todo caso, não se pode prescindir de
termos que podem dar conta de uma parte da realidade, ainda que a
explicação do todo prescinda de categorias de análise mais precisas e
elaboradas, como as utilizadas por Marx e pelos marxistas mencionados
acima. Por conta da importância dos termos relacionais para a política,
podemos tomar a rápida definição de Jacob Gorender para explicar a
esquerda e o seu oposto, a direita, já que, como sugere Bobbio, por se
tratar de termos antitéticos, “são reciprocamente excludentes, e
conjuntamente exaustivos”.[vi]
Para Gorender, que adverte sobre a imprecisão do termo, mas apela para o
seu significado cotidiano, presente na linguagem do jornalismo e na
oratória, a definição de esquerda pode ser tomada aplicando-se “o
conceito referencial de movimentos de ideias endereçadas ao projeto de
transformação social em benefício das classes oprimidas e exploradas”.[vii] Por exclusão, direta deve ser entendida como seu exato-contrário.
Dito isso não estamos em melhor posição
para concluirmos se o atual governo brasileiro é de esquerda ou de
direita, pois ainda que se possa recordar das suas origens na esquerda,
já que não se pode negar que o PT surgiu de um projeto de transformação
gestado a partir das lutas empreendidas por diversos setores do
proletariado dos anos 1970, não seria improvável que todos concordassem
que o partido de Lula sofreu uma profunda transfiguração nas últimas
décadas. Todavia, caso optássemos por chamar essa transfiguração de
“transformismo” no sentido gramsciano do termo, muito dificilmente
teríamos alguma unanimidade, isto porque esta intepretação redundaria em
assumir que o PT sofreu em algum nível uma mudança objetiva do seu
lugar de classe, com ainda maior repercussão no âmbito da política.[viii]
O fato, entretanto, é que talvez fique mais fácil concluir que os
trabalhadores, quando fazem greves e lutam por pautas que foram
abandonadas pelos petistas (ao menos pelos petistas do governo), estão
encampando um movimento de esquerda, mesmo que este governo tenha se
originado pela esquerda. Em sentido contrário, quando milhares de
pessoas saem às ruas gritando contra o governo, contra a corrupção e
acusando o PT de tentar implantar uma “ditadura comunista bolivariana no
Brasil”, ainda que arrastem consigo uma minoria de trabalhadores, devem
ser caracterizados como de direita em função das suas pautas políticas.
Em pelo menos duas circunstâncias em
2015, milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades brasileiras,
empunhando bandeiras distintas. Pautas conservadoras e progressistas
foram observadas em diversos atos. Categorias de trabalhadores que
fizeram greves foram provocadas por muitas das direções e algumas
centrais sindicais, a defender o governo petista. Na maioria das vezes
se recusaram a cumprir este papel, deixando seus dirigentes sozinhos.
Apesar das direções governistas que atuam nos sindicatos e movimentos
sociais, a classe trabalhadora, quando se põe em movimento, tende a
recobrar o sentido histórico das suas lutas e passa a acreditar nas suas
próprias forças. Por conta disso muitas das lutas do Brasil recente se
dão pela esquerda do governo e das direções sindicais.
Por seu turno, as várias frações da
burguesia, que financiam partidos tipicamente de direita, como o DEM e o
PSDB, e com origens na esquerda, como o PT e o PCdoB, procuram
reestabelecer a direção política do presente, que lhe ameaça fugir ao
controle, às vezes ensaiando algum tipo de golpismo. Isso não quer dizer
que sejam sempre golpistas. Como foi dito, é, por vezes, com a “melhor
das intenções democráticas” que fascistas e golpistas são forjados na
história, mas a possibilidade de um golpe ser posto em movimento deve
ser cuidadosamente analisado, embora nunca subestimado, porque há épocas
em que as classes dominantes preferem a “reação democrática” através
das eleições, evitando ao máximo o caminho do confronto, de resultado
imprevisível.
Há sinais de que vivemos uma crise de
hegemonia, porque a burguesia não tem sido capaz de imprimir uma
estabilidade efetiva há alguns anos, de maneira que a alternativa
frentepopulista do PT não representa muito mais do que uma espécie de
hegemonia fraca, sempre sujeita às intempéries da realidade da luta de
classes e da correlação de forças, que permanentemente se altera e é
frequentemente ameaçada. Todavia, como sugerem Ruy Braga e Álvaro
Bianchi, a crise de direção “atinge de maneira combinada, mas desigual,
tanto a burguesia como o proletariado”, já que as classes subalternas
ainda não construíram uma direção efetivamente capaz de se colocar
diante das enormes tarefas do presente.[ix]
Obviamente que a construção de um terceiro campo é o maior desafio para
os partidos que estão na chamada “oposição de esquerda” ao governo do
PT.
Enquanto nossas debilidades não são
superadas, seguimos o caminho de recolha do que perdemos ao longo da
estrada. Alguns dirão ser possível salvar o PT dele mesmo, empurrando o
partido de Lula para a esquerda, de forma a resgatar o petismo das
origens, o que significaria o abandono do lulismo e tudo o que ele
significou, com suas crises de corrupção e esgotamento do projeto de
conciliação de classes levado às suas últimas consequências na última
década. Para estes, bastaria expulsar Levy do governo, restabelecendo as
políticas anticíclicas dos últimos anos, e tudo voltaria a ser como
antes. Outros insistirão na alternativa de ruptura pela esquerda,
apontando os riscos do comprometimento com o projeto falido de
conciliação levado à cabo pelo PT.
Para uns e outros, 2013 deu o sinal. Por
seu lado, o instinto de sobrevivência das classes dominantes já acendeu
o alerta. O ciclo está esgotado, e enquanto as direitas voltam a ocupar
as ruas, coisa que não faziam desde as “Marchas de Família com Deus
pela Liberdade”, de 1964, a esquerda precisa reagir, preparando o
caminho para novas jornadas, como aquelas ocorrias em junho de 2013. Mas
um novo Junho precisa necessariamente ser mais orgânico e a esquerda
partidária deve envidar os maiores esforços para reestabelecer a frente
única, com vistas a derrotar tanto as direitas tradicionais, quanto o
governo. Porque só a alternativa da reorganização será capaz de permitir
o protagonismo dos trabalhadores, ameaçado pelas classes dominantes e
pelas novas e velhas direitas.
[i] MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução Maria Helena Barreiro Alves. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983, p. 24.
[ii] MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, p. 20.
[iii] http://www1.folha.uol.com.br/colunas/guilhermeboulos/2014/10/1529543-onda-conservadora.shtml Acessado em 04/07/2015.
[iv] O sentido da política de transição aqui descrito é aquele tomado do Programa de Transição de Leon Trotsky.
[v] BOBBIO, Norbert. Direita e esquerda. Razões e significados de uma distinção política. 3 ed. São Paulo: Edunesp, 2011, p. 31.
[vi] Id. Ibid., p. 49.
[vii] GORENDER, Jacob. Combate nas trevas. A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada. 4 ed. São Paulo: Ática, 1990, p. 7.
[viii] Sobre o conceito gramsciano de transformismo e sua efetividade prática no PT, veja-se COELHO, Eurelino. Uma esquerda para o capital. O transformismo dos grupos dirigentes do PT. São Paulo: Xamã, Feira de Santana, UEFS Editora, 2012.
[ix] http://blogjunho.com.br/hegemonia-e-crise-nocoes-basicas-para-entender-a-situacao-brasileira/ Acessado em 04/07/2015.
Fonte: http://blogconvergencia.org/
Fonte: http://blogconvergencia.org/
AUTOR CLARAMENTE DE ESQUERDA. Consciente ou não, está tentando manter a ilusão (academicista e predominante) da falsa oposição esquerda x esquerda, como se os de centro fossem direita. O autor é "claramente" de esquerda ao negar o cisma que, de fato é radical, ou melhor, relativizou. Relativizar já é uma postura de esquerda, no máximo liberal (que não concordam com conservadores, exceto em economia). Mas principalmente, sua autodenuncia como esquerdista se dá pelos autores que acolheu na bibliografia (mesmo o Bobbio que comumente é enquadrado ao centro, mas ao modo bolchevique mencionado no texto, ou seja, lutas intestinas). NÃO SE ENCONTRA UM CONSERVADOR ou liberal na bibliografia. Sugiro a leitura do liberal Von Mises, do filósofo argentino Mario Bunge, os conservadores ingleses Paul Jonhson & Roger Scruton & Chesterton, Pascal Bernardin, Ain Rand e os brasileiros José Guilherme Merquior & Roberto Campos. SEM MAIS.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa Noite! O texto não teve a intenção de "mostrar os dois lado", pois aqui não é a rede globo... isso é balela... Esse blog tem lado, o dos trabalhadores, portanto ele é "de esquerda". Aqui a intenção é mostrar a falsa esquerda que é "vendida" como esquerda combativa(PT e outros traidores dos trabalhadores). A intenção é separar "o joio do trigo" e mostrar para os trabalhadores que os verdadeiros lutadores comunistas brasileiros não tomaram o poder ainda. O PT, por exemplo, mantêm alianças e políticas com as velhas raposas da velha direita . Não será feito aqui apologia aos assassinos ou asseclas do capital, muito menos os idiotas papagaios das aves de rapina do (neo) liberalismo internacional como deseja o missivista
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