sexta-feira, 11 de maio de 2012

Coleção Os Pensadores - Download E-Book


Observação: Percebe-se que esta página ainda não esta completa. Colocamos todas as edições que nós encontramos já digitalizadas em pdf na internet, a partir de então começa o processo de digitalização dos volumes restantes. Iremos preferencialmente utilizar a segunda e a terceira edições (mais completas) entretanto, caso encontremos outras edições na internet colocaremos as mesmas até que tenhamos digitalizado a primeira edição. Quem quiser colaborar é simples, é só enviar o arquivo em pdf para o email filosofiaocupada@gmail.com

12 de Fevereiro de 2012
Filosofia Ocupada


A Coleção "Os Pensadores" foi uma iniciativa única no Brasil de publicação das obras mais influentes do pensamento ocidental. Foi publicada originalmente pela editora Abril Cultural, na década de 1970.

A coleção fazia parte da estratégia da editora, que via o grande retorno que publicações em fascículos rendiam. Anos antes, a Abril Cultural já houvera publicado uma edição de luxo da Bíblia Sagrada e livros de receita, diretamente em bancas de jornal, com enorme sucesso de vendas.  Havia à época pouquíssimo material de Filosofia publicado no Brasil. De fato, apenas com "Os Pensadores" que várias obras clássicas receberam tradução no país. Totalizavam cinqüenta e três números, do I ao LIII, abordando diversas correntes do pensamento, de Platão a Marx, passando por Montaigne e Levi-Strauss. Os volumes dedicados a Platão, aliás, bateram recordes de vendagem no segmento.

A despeito de serem obras de referência obrigatória para grande maioria de cursos universitários de Ciências Humanas no Brasil, apenas as primeiras edições são de fato requeridas. Durante as últimas décadas, a divisão de fascículos Abril Cultural separou-se da Editora Abril, chamando-se então Nova Cultural. A nova editora herdou todo o portifólio da anterior, incluindo "Os Pensadores", quais foram republicados algumas vezes.  A qualidade das novas edições é considerada aquém das originais, na medida em que não se publica mais o texto integral das obras, e somente coletâneas desordenadas de capítulos. Além disso, não foram republicados nem metade dos autores iniciais.  A procura pelos títulos permanece grande sobretudo em sebos, onde se pode encontrá-los com relativa facilidade (dos que estão em ótimo, aos de péssimo estado). Em livrarias há grande dificuldade de se encontrar, a despeito do interesse dos lojistas e de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário