sábado, 3 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

EQUIPE ORGANIZADORA:
Rosa Maria Godoy Silveira
Adelaide Alves Dias
Lúcia de Fátima Guerra Ferreira
Maria Luíza Pereira de Alencar Mayer Feitosa
Maria de Nazaré Tavares Zenaide

Capítulo I - CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 
1 - O Brasil rumo à sociedade justa - Dalmo de Abreu Dallari (PDF 04 cap 1 – Artigo 1)
2 - A história e o fardo da vida: depois do genocídio, antes do pós-colonial - Elio Chaves Flores (PDF 05 cap 1 – Artigo 2)
3 - Contexto histórico e educação em direitos humanos no brasil: da ditadura à atualidade - Emir Sader (PDF 06 cap 1 – Artigo 3)
4 - Educação em direitos humanos e tratados internacionais de direitos humanos - Luciano Mariz Maia (PDF 07 cap 1 – Artigo 4)
5 - Fundamentos e marcos jurídicos da educação em direitos humanos - Antonio Maués e Paulo Weyl (PDF 08 cap 1 – Artigo 5)

Capítulo II - PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
1 - Direitos humanos no Brasil: abrindo portas sob neblina - Solon Eduardo Annes Viola (PDF 09 cap 2 – Artigo 1)
2 - Memória e educação em direitos humanos - Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (PDF 10 cap 2 – Artigo 2)
3 - Memória, verdade e educação em direitos humanos - Marco Antônio Rodrigues Barbosa (PDF 11 cap 2 – Artigo 3)
4 - Sujeito de direitos humanos:questões abertas e em construção - Paulo César Carbonari (PDF 12 cap 2 – Artigo 4)
5 - Sujeito, autonomia e moral - Marconi Pequeno (PDF 13 cap 2 – Artigo 5)
6 - O valor do homem e o valor da natureza: breve reflexão sobre a titularidade dos direitos morais - Eduardo Ramalho Rabenhorst(PDF 14 cap 2 – Artigo 6)
7 - Direitos humanos: sujeito de direitos e direitos do sujeito - Theophilos Rifiotis (PDF 15 cap 2 – Artigo 7)
8 - Educação em/para os direitos humanos: entre a universalidade e as particularidades, uma perspectiva histórica - Rosa Maria Godoy Silveira (PDF 16 cap 2 – Artigo 8)
9 - Pós-graduação em direitos humanos: dificuldades em compatibilizar lógicas diversas - Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa (PDF 17 cap 2 – Artigo 9)
10 - Educação em direitos humanos: um discurso - Eni Puccinelli Orlandi (PDF 18 cap 2 – Artigo 10)
11 - Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico - Eduardo C. B. Bittar (PDF 19 cap 2 – Artigo 11)
12 - Direitos humanos: desafios para o século XXI - Maria Victoria Benevides (PDF 20 cap 2 – Artigo 12)
13 - Direitos humanos do trabalhador: para além do paradigma da declaração de 1998 da O.I.T. - Maria Áurea Baroni Cecato (PDF 21 cap 2 – Artigo 13)
14 - Educação e trabalho: uma questão de direitos humanos
Aldacy Rachid Coutinho (PDF 22 cap 2 – Artigo 14)

Capítulo III - A CONFIGURAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
1 - Educação em direitos humanos: desafios atuais - Vera Maria Candau (PDF 23 cap 3 – Artigo 1)
2 - O estado nas políticas educacionais e culturais em direitos humanos: o papel a ser desempenhado pela escola (pública) - Alexandre Antonio Gili Nader (PDF 24 cap 3 – Artigo 2)
3 - Educação popular em direitos humanos - José Francisco de Melo Neto (PDF 25 cap 3 – Artigo 3)
4 - Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo - Adelaide Alves Dias (PDF26 cap 3 – Artigo 4)
5 - Direito humano à educação no Brasil: uma conquista para todos/as? - Susana Sacavino (PDF 27 cap 3 – Artigo 5)
6 - Uma idéia de formação continuada em educação e direitos humanos - José Sérgio Fonseca de Carvalho (PDF28 cap 3 – Artigo 6)
7 - Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar - Celma Tavares (PDF 29 cap 3 – Artigo 7)


Fonte: http://www.redhbrasil.net/

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