quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

E O PINHEIRINHO RESISTE!!! AOS 45 DO SEGUNDO TEMPO!!! Mas uma má notícia chegou a pouco tempo…


 

 

 

 

 

 

 

 

 

E O PINHEIRINHO RESISTE!!! AOS 45 DO SEGUNDO TEMPO!!! Mas uma má notícia chegou a pouco tempo…

E nessa madrugada tivemos uma notícia sensacional!!! A comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, que estava ameaçada de desapropriação, conseguiu a permanência no local aos 45 do segundo tempo!!!
Todos os moradores estavam de prontidão, prontos pra batalha com a tropa de choque. Coquetéis molotov, escudos improvisados, capacetes, estilingues e muita resistência é o que se via no local. A foto a seguir rodou o mundo e chamou a atenção para o caso, intimidando assim, as autoridades que tem o poder de desocupação nas mãos.

Fui gravar uma vídeorreportagem  por lá na manhã dessa terça-feira e conversei com moradores, lideranças e um advogado do movimento. O clima era de alegria, mas principalmente de alívio. Todos tiveram um carga muito elevada de tensão nesses últimos tempos, o Valdir por exemplo, ou “Marrom”, uma das lideranças do movimento, tinha até ido ao médico pouco antes de dar entrevista… eu só posso dizer que tenho orgulho de ser brasileiro vendo a resistência dessas lutadoras e lutadores do Pinheirinho!!! Isso sim me dá orgulho, e não essa seleção de futebol safada que vemos hoje, que só pensa nas cifras, ou pela podre dramaturgia novelística que temos no país… cada um escolhe seus próprios motivos de se orgulhar!!!
Isso tudo mostra que a luta nunca é em vão, e o primeiro foco dela é a dignidade. O Marrom me disse que eles sabiam que não poderiam enfrentar a polícia de igual pra igual, mas mesmo assim decidiram pelo enfrentamento. Isso é dignidade, é atitude de resistência contra a injustiça!!!
Conversando com o Toninho Ferreira, um dos advogados do Movimento de ocupação do Pinheirinho, ouvi uma fala que me chamou a atenção, ele disse: “Isso aqui não é uma questão de polícia, é uma questão de políticas públicas”… e isso me fez fazer um a paralelo com outro assunto tão em voga no momento, que o caso da Cracolândia não é assunto de política, e sim de saúde pública… ou seja, enquanto não forem garantidos os direitos essenciais da população, como saúde, moradia, ensino de qualidade, alimentação, cultura etc,etc… o povo deve se revoltar mais e mais!!! Nós temos o direito!!!
A polícia sempre faz o papel do carrasco, pau-mandada que é da elite brasileira… o atual prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, do PSDB, está fechado com os proprietários de terra, e a ele nada interessa as necessidades do povo pobre de sua cidade.
A liminar que foi conseguida pelo movimento, por volta das 5 horas da manhã, que não permitia a entrada da Polícia no Pinheirinho, foi baseada em um dos princípios básicos da Constituição brasileira: o direito de todos à moradia digna.

PUTA MERDA!!!!! POIS É, MAS VEJAM SÓ COMO É A JUSTIÇA BRASILEIRA: nesse exato instante, escrevendo esse post de comemoração pela conquista, recebo a notícia de que a liminar foi cassada pelo juiz federal, titular da 3ª Vara Federal, Carlos Alberto Antonio Junior, nesta terça-feira (17) e manteve a decisão de retirar os moradores do Pinheirinho.
É triste, gente. O Naji Nahas, proprietário do terreno, é rico, corrupto e egoísta. Características básicas de quem só pensa em si. Vai saber o que não acontece nos bastidores da injustiça brasileira, juízes tendenciosos ao favorecimento de quem tem dinheiro vivo na mão.
Mas tudo o que foi escrito aí em cima está mantido!!! A luta é acima de tudo por dignidade, não deixemos os opressores calarem a nossa voz!!!
Se por um lado eu disse que dá orgulho de ser brasileiro pela luta dos moradores do Pinheirinho, me dá vergonha de ser brasileiro ao saber de uma notícia dessa, por aqui não devia se chamar JUSTIÇA, devia sim se chamar INJUSTIÇA BRASILEIRA.
  Pra finalizar, a charge a seguir, extraída do facebook, resume o meu sentimento:

Fonte: http://bolaearte.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário