terça-feira, 16 de outubro de 2012

O futuro dos continentes


O futuro dos continentes

*SEMPRE* nas aulas de geografia, estudava tectonismo, via a Pangéia, deriva continental, placas e tal.
Aí analisávamos o movimento das placas até chegar nos dias de hoje e... e o futuro? Porra de livros, nenhum mostra o que vai acontecer! Será que A África vai atropelar o Mediterrâneo? E a viagem da Índia empurrando a Ásia? E a Austrália?

Eis as respostas. Vamos viajar no passado, e chegar ao futuro.
Repare que as linhas em branco, representam a colocação moderna dos continentes. Lembre que pode clicar nas imagens pra ampliar.


Período Pré-Cambriano
650 milhões de anos no passado
O continente de Rodínea é quebrado há 110 milhões de anos. O clima equatorial era semelhante ao dos dias de hoje. Grande parte da terra estava debaixo d'água e/ou congelado no sul.

Período Cambriano500 milhões de anos no passadoAnimais com concha começam a povoar o oceâno. Gondwana se forma e ocupa a porção Sul do planeta.

Período Silúrico425 milhões de anos no passadoCorais formam barreiras oceânicas e começam as colisões continentais.

Período Pré-Carbonífero350 milhões de anos no passadoQuadrúpedes vertebrados começam a se formar na região equatorial, e uma capa de gelo se forma no Pólo Sul.
Período Permiano255 milhões de anos no passadoQuase toda a vida que se extinguiu na extinção KT se formou nessa época. Grandes desertos se formam no oeste do megacontinente.

Período Jurássico150 milhões de anos no passadoA Pangéia começa a se romper e os atuais oceanos começam a se formar. Já, a Gondwana, começa a se partir em Leste e Oeste.
Período Extinção K.T.66 milhões de anos no passadoO ponto marcado foi o impacto que extinguiu parte da vida na Terra. Nesse período, a Índia viaja ao norte.

Período Eocênico50 milhões de anos no passadoA Índia chega na Ásia e o Himalaia começa a se formar. A Austrália se desgruda da Antárctica e ruma ao norte. A América começa a se definir, enquanto a África, Oriente Médio e Ásia começam a ganhar forma. A Europa ainda é uma ilha, que ao colidir com o continente, formará os Alpes.

Período da última Era do Gelo18.000 anos no passado
A imagem "moderna" do mundo está basicamente formada. Porém, algumas partes da Ásia e a Flórida ainda estão debaixo d'água. A Antárctica está coberta de gelo e via ciclo de Milankovitch, que influencia a órbita terrestre, o norte está repleto de gelo.


Período atual
Esse é o atual estágio da Terra. Estamos rumando para uma nova época de grandes impactos continentais, além dos efeitos da última era glacial estarem terminando. A Terra esquenta.


Futuro em 50 milhões de anos
O Oceano Atlântico irá se expandir, a África irá colidir com a Europa, formando uma nova cadeia de montanhas. A Austrália irá se juntar com as ilhas da Oceania e o oeste americano irá rumo ao Alasca.


Futuro em 150 milhões de anos
A Antárctica ruma ao norte e se liga novamente à Austrália. A África começará a se inclinar e o leste asiático ruma ao sul. A América do Norte, começa a inclinar para Leste, depois te ter se afastado para o Oeste. A Terra começará a perder a atual forma para nunca mais voltar a ter ela.


Futuro em 250 milhões de anos
Chegamos ao estágio de uma nova Pangéia, a "Pangéia Última". Teremos um supercontinente com um menor ao sul. Dentro do continente maior, teremos um mar, pegando grande parte da costa brasileira.


Nessa época, o Sol AINDA não terá engolido a Terra, coisa que só começará a acontecer em 5 BILHÕES de anos. E isso pode ser um assunto pra um próximo post.
Até!


http://pudimdebeterraba.blogspot.com.br/2008/01/o-futuro-dos-continentes.html

Um comentário: