domingo, 12 de maio de 2013

O que é Socialismo Livre?


 Por socialistalivre
Quem somos? Somos radicalmente contra o CAPITALISMO. Somos rompidos com a cultura BURGUESA. Não somos independentes, um dia com o pé no capitalismo, outro dia com o pé no anarquismo, um dia do lado de uma corrente política, outra dia do lado de outra corrente política, um dia com o pé no socialismo, outro dia com o pé no comodismo. Ao contrário, não importa o lugar em que estivermos, somos uma filosofia política marxista, somos Socialistas Livres. Praticamos a luta pelo Socialismo com Liberdade, assumimos nosso lugar ao lado da classe trabalhadora, mas somos centralizados unicamente pelo projeto da revolução, somos unicamente centralizados pelo projeto de transformar o mundo. E somos livres nesse projeto, porque o escolhemos, rompemos com a burguesia, rompemos com o capital, essas práticas não nos atraem. Escolhemos lutar para construir o Socialismo, uma organização social que julgamos superiora para a humanidade desfrutar a vida.
Praticamos, na medida do possível, e defendemos desde agora tudo o que achamos que tem de existir na prática econômico-jurídico-ideológico-discursiva do Socialismo Livre: democracia operária de verdade, com respeito pleno ao direito das minorias se expressarem; respeito pleno ao pluripartidarismo socialista; defendemos a estatização da produção de riquezas e o planejamento coletivo da economia, para por fim à exploração de mais-valia que a burguesia faz, às custas, do tempo de vida do trabalhador, tudo em benefício de um enriquecimento individual excludente do próprio burguês; defendemos justiça social, dando a cada um segundo suas necessidades, desde que sejam respeitados os limites energéticos do planeta, ou seja, o consumo desnecessário e mal planejado não é a cultura dos socialistas livres.
Mas o socialismo que defendemos é o Socialismo Livre. Somos contra todo tipo de hierarquia dirigente colonizando a liberdade de expressão e a liberdade de ser das pessoas. Defendemos liberdade de escolha para todos, isto é, cada indivíduo deve decidir o que fazer com sua consciência e com o seu corpo, desde que não oprima e não explore ninguém: a) o corpo-consciência da mulher não é objeto do homem, a mulher decide, no seu aqui e agora, o que fazer com o seu corpo-consciência; b) o corpo-consciência do homem não é objeto da mulher, cada homem decide, no seu aqui e agora, o que fazer com o seu corpo-consciência; c) o corpo-consciência do homossexual não tem de ser constrangido pela prática de uma maioria heterossexual, cada homossexual decide, no seu aqui e agora, o que fazer com o seu corpo-consciência; d) o corpo-consciência do religioso não tem de ser discriminado pela vontade do ateu, cada pessoa escolhe, no seu aqui e agora, se vai praticar ou não determinada fé; e) o corpo-consciência do ateu não tem de ser constrangido pelos que são crentes, cada corpo deve ser livre, no seu aqui e agora, para praticar a sua total não fé; f) cada pessoa escolherá sua forma de viver a sua afetividade-sexual, ou seja, cada corpo-consciência escolhe se quer ser monogâmico ou se quer viver a liberdade afetivo-sexual com mais parceiros ou se quer ser celibatário: todos serão respeitados em sua liberdade de escolha afetivo-sexual, pois os corpos-consciências não são propriedades de ninguém, a não ser do próprio ser vivo individualmente; g) cada pessoa terá pleno direito de expressar sua ideologia-racial, sem ser discriminada ou humilhada por isso, o racismo será considerado crime; h) cada corpo-consciência terá pleno direito de expressar sua singularidade estética, extinguindo-se propagandas ideológicas discriminatórias que criam imagens de corpos ideais, oprimindo indiretamente os corpos considerados não ideais pelo sistema. Cada corpo-consciência deve ser respeitado e valorizado por sua natureza de ser e de estar vivo, assim, no Socialismo Livre não haverá Corpos-consciências Modelos, pois Todos os Corpos-consciências são Modelos Únicos, são amostra da diversidade da vida; i) cada ser humano terá pleno direito de ir e vir e de ser tratado com gentileza, porque reverenciamos a vida e a liberdade dos seres: bullying, racismo, machismo, homofobia, preconceitos diversos, posse afetivo-sexual de pessoas, são comportamentos frutos do atraso e do obscurantismo que devem ser superados desde agora rumo à construção de um mundo Socialista Livre.
Venha lutar conosco, venha lutar pelo Socialismo Livre. Não somos e não seremos um partido político, somos um movimento político que luta para mudar radicalmente o mundo. Junte-se ao movimento que luta pelo Socialismo Livre.
Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia - Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU - Membro da CSP-CONLUTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário