Na Base do Parque há muitos espaços para conhecer.
A história...
O Pico do Jaraguá é o ponto culminante da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros e encontra-se a Oeste da Serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área.
As primeiras expedições na região ocorrem no final do séc. XVI, quando o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá.
Porém somente após alguns anos o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurífera.
A profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil.
O ouro do Jaraguá foi explorado até o esgotamento, no século XIX. Os garimpeiros deixaram visíveis marcas de sulcos e escavações nas rochas do pico.
A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café, onde a estrada de ferro Santos-Jundiaí da antiga São Paulo Railwai instalou uma estação nas proximidades do local.
A partir daí, a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo.
Curiosidade: Jaraguá, em tupi-guarani, significa “senhor do vale”, mas há controvérsia entre os estudiosos e os próprios índios sobre o seu significado. A explicação mais comum é que seja “Senhor do Vale”. Pirituba também é uma contribuição do idioma indígena, e designa o tipo de vegetação que cresce em áreas de brejo. Também no sopé do Jaraguá, fica a casa – atualmente tombada - de Afonso Sardinha, onde ele morou até sua morte, em 1615. A exploração de ouro continuou até por volta de 1670, quando os filões começaram a se esgotar. Os mineiros que ali trabalhavam começaram a deixar a região, em geral em direção a Minas Gerais e Goiás.
Em 1946, a Prefeitura de São Paulo transformou o Pico do Jaraguá em ponto turístico da cidade. e em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, onde os visitantes podem conhecer as pias de lavagem manual do ouro ao lado das ruínas do grande casarão do próprio Afonso Sardinha.
O Parque Jaraguá tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) em 1983.
Em 1994, o Parque Estadual do Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera.
Em 1994, o Parque Estadual do Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera.
A casa de Afonso Sardinha...
Tanque de lavagem de ouro...
As diversos tipos de arvores.....
Subindo pela Trilha do Pais Zé.
A Trilha do Pais Zé é uma trilha praticamente de subida o tempo todo, com muita vegetação e fauna. Podemos observar muitos animais e insetos.
vista panorâmica da cidade de São Paulo, a partir do Pico do Jaraguá…
Esse é o ponto do Fim da Trilha.
No topo há diversas construções e há possibilidade de subir até a torre transmissão de ondas de rádios.
Lá de cima temos uma visão magnifica da cidade de São Paulo
Percurso criado pelo Google Earth:
Parabéns, excelente matéria!
ResponderExcluir