sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ARMADILHA DO GOVERNO NA NOVA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO


Sobre a Matriz Curricular
 
A SEE divulgou, sem nenhum debate prévio, propostas de novas matrizes curriculares para o Ensino Médio.
As propostas diminuem as aulas de português e matemática e modificam a quantidade de aulas das outras disciplinas, umas pra mais, outra pra menos. Para dar um ar de “democracia” afirmam que os professores é que escolherão a melhor grade, dentre as já pré-determinadas.
Em nenhum momento, respeitam a autonomia didática e pedagógica das unidades escolares e sequer remetem aos Conselhos de Escola as decisões a serem tomadas.
Na linha de sempre culpar os professores pelos fracassos da política educacional do governo, as aulas de português e matemática sofreram uma sensível diminuição – antes esse mesmo governo dizia que era preciso aumentar a carga horária dessas disciplinas para melhorar a qualidade da educação – agora essas disciplinas deixaram de ser a solução para se tornar o problema.
Primeiramente, devemos denunciar o autoritarismo dessa medida; os professores somente poderão escolher dentre as “ofertas” de matriz curricular do governo – como já foi dito acima a autonomia da escola fica apenas no discurso.
Em segundo lugar é uma manobra para dividir a categoria, jogando professor contra professor dentro da escola na hora de escolher a matriz curricular, onde cada área vai lutar contra as demais pela maior fatia do bolo.
Em terceiro lugar, devemos exigir deste governo um balanço da Proposta Curricular da SEE formulada pela famigerada Maria Helena Guimarães de Castro e mantida por Paulo Renato (que a terra lhe seja quente). Essa proposta continua, está em vigor, centrada nas “competências do ler e escrever” e com ênfase em português e matemática – sendo esta última disciplina alçada a condição de quarta área do currículo.
Agora, simplesmente, diante de tantos fracassos do sistema escolar do estado nas avaliações institucionais, o governo reduz drasticamente as aulas destas disciplinas como se os professores fossem os culpados por esses fracassos.
Em quarto lugar, o governo aplica exatamente o que diz combater – a fragmentação do currículo. Primeiro porque cada escola deverá ter uma carga horária diferente das demais, o que poderá tornar a vida de pais e alunos pior do que já está – imaginem a confusão quando o aluno for transferido de uma escola onde a matriz enfatiza códigos e linguagens para outra que enfatize ciências exatas, por exemplo. Segundo, é que, de fato, cada unidade escolar poderá ter uma grade curricular diferenciada; sem falar no retrocesso de décadas – muitas décadas – ao fragmentar o ensino médio em primário, secundário e terciário como foi na ditadura militar.
Devemos dizer claramente, quem fracassou foi o governo e sua política educacional.
Tudo isso para dizer que somos contrários às matrizes curriculares do governo e exigimos que haja, de fato, um debate com toda a categoria e com nosso sindicato sobre grade curricular.
Não podemos cair nessa armadilha. Não aceitamos uma mudança feita de cima para baixo, sem nenhum debate com a categoria, a comunidade escolar e os conselhos de escola.
Essa medida é, sob o peso da redundância, uma tentativa de dividir ainda mais o professorado que já enfrenta a situação de ter suas férias repartidas, escolas superlotadas e sem condições de saúde e trabalho; uma categoria que já está dividida em diversas subcategorias precarizadas e que sequer foi atendida na reposição das perdas salariais de 36,74% referente aos últimos anos.
A Oposição Alternativa considera ser esse mais um ataque do governo com o objetivo de dividir a categoria e desmobilizá-la ainda mais facilitando a implementação das políticas de destruição da escola pública e precarização do trabalho dos educadores.
A saída e intensificar as mobilizações. No dia 7 de outubro, 14 horas, na Praça da República devemos participar da manifestação para entrega de abaixo-assinado, reforçando as reivindicações da nossa categoria e no dia 21 de outubro, todos(as) na Praça da República, 14 horas, para Assembleia Estadual da Categoria. 

Somente com mobilizações faremos o governo recuar.

Matriz Curricular Para o Ens Medio

Fonte: Oposição Alternativa APEOESP

Via http://mtsapeoespsantoamaro.blogspot.com/

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