domingo, 11 de novembro de 2012

Sobre os bons policiais


Assembléia de professores 26.03.2010 - Polícia (Governo)  reprime manifestação de professores


Texto escrito por Mandi para o zine Falando pro Mundão.
“E quem pacifica a polícia?” – dizia um cartaz que li dia desses. Não sei. Não sei, pois não há diálogo entre quem porta uma arma versus quem tem somente a própria boca (ou a maioria das bocas do mundo!).
Também me pergunto, como uma das músicas da Frente 3 de Fevereiro, “quem policia a polícia?”. Mas dessa, eu sei a resposta: todas e todos nós. E, se considerarmos que o mundo se divide entre dominante x dominado; oprimido xopressor; quem manda xquem obedece; quem tem dinheiro x quem não tem… Podemos dizer que há duas versões sobre a atuação policial. Em qual você acredita?
Em nenhum momento que a Globo, a Veja (a mesma coisa, né?!) ou Estado defendem a polícia, o estão fazendo sem algum interesse. Para a grande mídia (que são empresas), para as grandes empresas (que patrocinam a grande mídia), para o Estado (que facilita a vida de grandes empresas) e para empresários (que mandam no Estado), é fundamental fazer com que todo mundo acredite que o policial é o herói, o mocinho que nos salva de todo mau, o que não é mentira. Para eles. Os dominantes. Para os que tem dinheiro e propriedades a serem defendidas (e vendidas e compradas e leiloadas).
Já diria Facção Central: Isso aqui é uma guerra. E além disso, também nos diria que na guerra, o mais inocente é o favelado de fuzil russo. Isso porque, enquanto eu escrevo esse texto (e você lê!), milhares de moleques pegam em seus primeiros revolveres, enquanto ninguém vê. Enquanto ninguém quer saber se o moleque já comeu, mas se a lei permite que ele seja preso. Enquanto tudo que importa, é ver o bom policial expulsando mais uma família sem teto (que é a família do menino…) dum predio qualquer. A polícia que eu conheço defende a propriedade, não o ser humano.
A polícia que eu vejo é a que está em guerra, todo dia, contra o povo pobre dos bairros não nobres e periferias. A polícia que eu conheço é a vilã. Que enquadra todo pobre que ousa pensar que é livre para andar nas ruas. A polícia que conheço tem o “suspeito padrão”, o ser humano que será perseguido desde que nasceu. A polícia que conheço é racista.
De onde venho, a polícia me faz engolir bandeira e faixa, se resolvo agir, me manifestar ou fazer parte de movimento social. A polícia bate em 100, 200, 500, se resolvemos abrir a boca, se cansamos dos enquadros, do racismo… Da fome, da falta de emprego, da falta de perspectiva, da falta de casa pra morar. A polícia que conheço taca bomba de gás e bala de borracha em manifestante que, na falta de tudo, tem esperança de sobra. A polícia que conheço não é povo.
Se a televisão me diz que a polícia protegeu a esposa do empresário de ser assaltada, eu digo pra televisão (eu falo sozinha), que nos bairros escuros, aqui de baixo, o policial estupra a mulher, estupra a menina. Elas não são nem a esposa nem a filha do empresário. Aqui em baixo a polícia é o demônio, personagem central nesse inferno.
Até quando fecharemos nossos olhos? Até quando o inimigo nos convencerá?
Fora polícia! Dos bairros, favelas, escolas e vidas!
(Texto dedicado à todas as pessoas mortas pela polícia – que são muitas! – em especial às dos últimos dias, em que a chacina pulsa diante de nossos olhos)
Fonte: https://rizoma.milharal.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário