sexta-feira, 26 de julho de 2013

Resumos de Livros Pedagógicos Para Concursos


10 Novas Competências para Ensinar - Philippe Perrenoud
A Autonomia dos Professores - José Contreras
A Criança na Fase Inicial da Escrita - Ana Luiza Bustamante Smolka
A Importância do Ato de Ler: em três Artigos que se Completam - Paulo Freire
A Prática Educativa: Como Ensinar - Antoni Zabala
Ação Cultural para a Liberdade - Paulo Freire
Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender - Echeverría, M. P. P
Aprender Conteúdos e Desenvolver Capacidades - Cesár Coll e Colaboradores
Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Social Histórico - Vygotsk, Marta k. Oliveira
Avaliação da Aprendizagem - Práticas de Mudança - Celso dos Santos Vasconcellos
Avaliação Mediadora - Uma Prática da Pré-Escola à Universidade - Jussara Hoffamann
Avaliar para Promover: As Setas do Caminho - Jussara Hoffmann
Bullying e Desrespeito: Como Acabar com essa Cultura na Escola - Marie Nathalie Beaudoin
Colegiado Escolar: Espaço de Participação da Comunidade - Mônica Abranches
Com Todas as Letras - Emília Ferreiro
Compreender e Ensinar - Por uma docênia da melhor qualidade - Terezinha Azerêdo Rios
Cultura Escrita e Educação: Conversas de Emília Ferreiro - Emília Ferreiro
Educação: Um Tesouro a Descobrir - Jacques Delors, Eufrazio, José Carlos
Ensino para a Compreensão. A Pesquisa na Prática - Howard Gardner
Estratégias de Leitura - Isabel Solé
Formação Social da Mente - L.S. Vygotsky
Genêros e Progressão em Expressão Oral e Escrita - Dolz, J. e Schneuwly, B.
Inovar no Interior da Escola - Mônica Gather Trurler
Introdução ao Pensamento de Bakhtin - José Luiz Fiorin
Ler e Escrever na Escola: O real, o possível, o Necessário - Délia Lerner
Linguagem e Ensino - Exercícios de Militância e Divulgação - João Wanderley Geraldi
Metáforas Novas para Reencantar a Educação - Hugo Assmann
O Construtivismo na Sala de Aula - César Coll e Outros
O Novo Pacto Educativo - Juan Carlos Tedesco
O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem - Telma Weisz
O Ensino da Linguagem Escrita - Myriam Nemirovsky
O Ensino na Sociedade do Conhecimento - Andy Hargreaves
O Sistema de Numeração: Um Problema Didático - Délia Lerner e Patricia Sadovsky
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro - Edgar Morin
Palavra e Ficcionalização: Um Caminho para o Ensino da Linguagem - Bernard Schneuwly
Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Piscogenéticas em Discussão - Yves De La Taille
Psicologia e Pedagogia: a resposta do psicólogo aos problemas do ensino - Jean Piaget
Para Onde vai a Educação? - Jean Piaget
Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente - Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire
Reflexões Sobre Alfabetização - Emília Ferreiro
Saberes Docentes e Formação Profissional - Maurice Tardif

Fonte:http://www.professorefetivo.com.br/resumos-livros-pedagogicos.html

6 comentários:

  1. prometa lutar pelo readaptado e saio da APEOESPE e me uno a voces do MEOB, GOSTARIA QUE O READAPTADO PUDESSE ATRIBUIR AULAS E DEIXAR PARA SUBSTITUIÇÃO DE READAPTAÇÃO, POIS SE CESSAREM MINHA READAPTAÇÃO NO MEIO DO ANO PASSO PRA TRAS NA FILA, OU CORRO O RISCO DE NEM TER AULAS MAIS vinyju@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Por favor lute por mais dignidade ao readaptado, não posso aumentar minha carga horária não posso trabalhar em outro lugar, preciso trabalhar, e tenho tempo pois trabalho por 26 auls, mas me diga quem sobrevive só com isso podendo ganhar por 40 e agora até 60 horas, ajudem a mudar essa lei, readaptado não participa da atribuição é uma furada pra nós, o Estado nos adoece e depois nos pune por isso?

    ResponderExcluir
  3. Sonho que se sonha só é apenas um sonho sonho que juntos se transforma em realidade...
    Não fazemos distinção entre professores ... seja efetivos, contratados, readaptados, aposentados... Estamos no mesmo barco. Juntos somos fortes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim mas o que fazer para mudar a situação do readaptado?

      Excluir
  4. MUITO BOM MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir