terça-feira, 20 de setembro de 2011

Policia truculenta de Minas Gerais agride professores durante protesto

 
Corre-corre, confusão e gritaria. Assim foi marcado a inauguração do relógio regressivo dos mil dias para a Copa do Mundo, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (16). A polícia e os professores grevistas, que realizavam manifestação no local, entraram em confronto.
 Durante a briga, tiros foram disparados e bombas de efeito moral lançados contra a multidão. Diversos manifestantes, inclusive mulheres e idosos, foram atingidos. Segundo os grevistas, um professor foi cruelmente espancado pelos militares. Ele teria sido socorrido e levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.
 No entanto, de acordo com os professores, a manifestação estava ocorrendo de forma pacífica quando alguns integrantes da categoria começaram a ser agredidos.
 A professora Marta Reis, de 56 anos, que há 15 leciona biologia em uma escola pública, se revoltou com a situação, principalmente após ser atingida por uma bala de borracha na região da barriga. “Ninguém tinha agredido ninguém quando eles partiram para a truculência. Professor não é cachorro e merece respeito”, disse.
 “Estávamos apenas pedido o cumprimento da lei federal, que estabelece um piso salarial para os professores, quando a polícia partiu para a violência”, declarou o professor Cláudio Marques, de 39 anos. Ele confessou que adora dar aulas, mas que discorda da maneira como o Estado trata o profissional da educação, que nivela os salários excluindo as especializações.
 Segundo os grevistas, cerca de 8 mil professores participaram do ato. Mas balanço da polícia dava conta de que 2 mil manifestantes estavam no local.
 Durante o ato, eles gritavam palavras de ordem como: “Abaixo a repressão, polícia é pra ladrão” e “Não é mole não. Tem dinheiro pra Copa, mas não tem pra educação”!
 Esta é a verdadeira face deste governo ditatorial, que ao invés de aplicar a lei prefere perseguir, ameaçar e agredir os trabalhadores em Educação. Os militantes do MEL e da CSP-Conlutas, sempre presentes nas manifestações dos trabalhadores, são testemunhas oculares do quanto este desgoverno é violento e coloca seu braço armado para agredir e intimidar os educadores em Minas, assim como acontece no Ceará  e aconteceu no Rio de Janeiro!
  • Piso de R$1597,00 já para 24 horas de trabalho, rumo ao piso do DIEESE!
  • Reconstrução de nossa Barreira!
  • Biênios e qüinqüênios para todos!
  • Revogação da Lei do Subsídio!
  • 10% do PIB para a Educação Pública já!
  • Sem PISO não voltamos pra escola!

Vejam o vídeo abaixo:


Um comentário:

  1. Companheiros, faltou citar o autor do texto e a fonte: José Carlos Alexandre - Jornalista aposentado e membro do Partido Comunista Brasileiro - PCB.

    http://josecarlosalexandre.blogspot.com/2011/09/anastasia-manda-jogar-bombas-contra.html

    ResponderExcluir