sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Oficina de Blog 1

Estadual Giulio David Leone.
Docente: Claudemir Mazucheli Canhin
Parceiros: Coletivo Rede de Comunidades Extremo Sul
Sindicato dos Professores do Ensino do Estado de São Paulo – Subsede: Santo Amaro
Disciplina: Geografia (Ministério Organização e Gestão do Território)
Período: Agosto – Outubro de 2010 – 3° Bimestre
Duração: 6 aulas (50 min)
Numero de alunos: 30 (dois alunos por micro)
Período: Aos sábados ou no Contra-Turno

Motivo: Criação de BLOGs: Meio informativo para o “Projeto Eleições”
Diante dos inúmeros desafios inerentes às práticas didático-pedagógicos da aplicação do “Projeto Eleições” em execução nessa unidade escolas (E.E. Giulio David Leone) proponho a apropriação de uma metodologia ainda pouco utilizada nas escolas públicas, mas em franca ascensão na rede mundial de computadores, os Blogs.
Esse projeto tem exigido dos alunos criatividade, aumento do espírito crítico, e incentivado a tomada de decisões, além de posicionar aos alunos a tomada de posições políticas diante aos acontecimentos do seu dia-a-dia. Notamos um aumento da participação dos alunos e consequentemente o surgimento de novos desafios para o corpo docente dessa UE. Esses desafios aumentam devido às condições precárias das escolas públicas paulistas, que não estão bem equipadas e não respondem, a contento as demandas (tecnológicas, logísticas e infraestruturais) de um projeto dessa envergadura.
Não podemos cruzar os braços e esperar a solução desses problemas para avançarmos no processo educativo. Afinal a classe trabalhadora, anseia por autonomia e sabemos que o “projeto das elites” é o controle da tecnologias e da informação e, consequentemente, a inviabilidade desses direitos dentro das escolas. Nesse sentido faz-se necessário apropriarmos das ferramentas metodológicas disponíveis, para otimizar projetos como esse, que é de fundamental importância para a construção dos projetos de vidas dos alunos. A internet tem se tornado uma dessas ferramentas.
A rede mundial de computadores tem se tornado um dos espaços mais democrático propiciando a troca de idéias, de informações e a organização de ações individuais e coletivas, nunca antes vistas na história da humanidade. Suas ferramentas têm conseguido “furar” o bloqueio midiático do oligopólio impresso e televisivo. Os Blogs têm surgido como uma ferramenta muito eficaz na desconstrução do “pensamento único”, parafraseando Milton Santos, e sua multiplicação têm contribuído para a democratização dos meios midiáticos.
Desde que surgiram no mundo virtual, os blogs deixaram de ser apenas diários on-line para assumir funções muito mais significativas no processo de comunicação. Alimentados por especialistas, muitos deles acabam formando opinião por serem tão ou mais atrativos do que publicações (tele) jornalísticas consagradas.
Blog é a abreviação da palavra weblog, que quer dizer diário online. Desde que surgiram no mundo virtual, os blogs deixaram de ser apenas diários on-line para assumir funções muito mais significativas no processo de comunicação. Alimentados por especialistas, muitos deles acabam formando opinião por serem tão ou mais atrativos do que publicações jornalísticas consagradas. Basta acompanhar o número de clicks e posts comentando as notícias para saber quais são os mais bem sucedidos. Justamente o seu dinamismo e a possibilidade de ampliar a difusão de idéias é que faz do blog um aliado para quem procura e, também, produz conhecimento. É aí que, na opinião de especialistas, a ferramenta se traduz em uma grande aliada dos professores no processo de ensino/aprendizagem. Logo, uma das finalidades do blog pode ser a educação. É notório o fato de que a tecnologia tem trazido a possibilidade de uma dinamização no ensino na medida em que o profissional educador consegue integrá-la com sua disciplina de uma forma atrativa.
O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. Pode ainda contribuir para o aumento do espírito crítico dos alunos, a melhora na produção escrita e a maior familiaridade com a leitura e interpretação de textos informativos, literários e teóricos.
Além de trocar idéias com a turma, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio das redes sociais. Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Além disso, o blog permite que os próprios alunos vejam os trabalhos dos colegas e consigam fazer uma comparação das idéias resultantes de cada trabalho, o que é saudável para o aprendizado.
Outra vantagem é que, conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor "blogueiro" acabará por dar algumas sugestões ali.
"Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante", diz. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim todos permanecem conectados: professor, colegas, alunos e mundo.
Nesse sentido, especificamente para o “Projeto Eleições” em aplicação nessa unidade escolar (E.E. Giulio David Leone) o Blog aparece como uma ferramenta de fácil compreensão, barata e que permite uma comunicação escrita dinâmica entre os alunos e professores. Pode inclusive, servir como agente multiplicador das propostas (comunicação, propaganda e marketing) dos partidos políticos criado pelos alunos, visto que essa escola não há estrutura para produzir propagandas políticas nos moldes da “vida real”.

Estrátéias: Os alunos serão incentivados a criar os Blogs para apresentar seus respectivos partidos políticos. Difundirão suas propostas e suas praticas democráticas para desenvolver tais propostas.

Objetivos:
Conteúdo:
Criação e formatação de Blog;
Manipulação de Fotos, charges textos e vídeos para publicação na internet;
Legislação: direitos e deveres do internauta;
Habilidades:
Apropriar-se e utilizar as novas tecnologias e ferramentas técnicas disponíveis na rede mundial de computadores;
• Desenvolver o espírito crítico;
• Elaborar proposta de intervenção solidária à realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
• Reconhecer informações geográficas expressas em diferentes linguagens: principalmente imagéticas e fílmicas.
• Coletar dados através de pesquisas; Trabalhar de forma coletiva e cooperativa, seguindo as orientações do professor;
• Problematizar eventos e processos geográficos a partir da análise de um conjunto de dados produzidos pela geografia e áreas afins
• Inferir e julgar opiniões e ponto de vista de interesse geográfico, existentes em diferentes tipos de textos, imagens ou audiovisual
• Conscientizar politicamente aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, num futuro próximo;
• Despertar a consciência de classe e os ideais democráticos através de aulas sobre o processo eleitoral, seus atores e o exercício do voto;

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