segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Desigualdade Social

Desigualdade Social
Nos últimos anos, em razão de fatores internos e externos, os indicadores sociais do país melhoraram. Há, porém, muito que ser feito ainda, principalmente em relação às desigualdades sociais, quando comparamos o Brasil com outros países emergentes ou desenvolvidos.  
Cálculo da desigualdade

Para calcular a desigualdade social, o italiano Corrado Gini criou um cálculo em 1912, cuja fórmula está sobre uma Curva de Lorenz que considera o total da população de um determinado país e a distribuição de renda dele.
O gráfico abaixo mostra um esboço da distribuição de renda e da desigualdade social. A linha azul indica um país com melhor distribuição de renda, em que 80% da população detém 65% da renda. A linha vermelha pertence a um país com extrema concentração de renda, no qual 80% da população é responsável por apenas 13% da renda, portanto, os 87% restantes estão nas mãos de 20% da população.
O Coeficiente de Gini é um padrão internacional de medição da concentração de renda, adotado pela ONU. Varia de 0 a 1 (quando mais próximo de zero, melhor é a distribuição de renda).
Exemplo de desigualdade social
A cidade é um espelho perfeito das desigualdades sociais, no qual se vê a injusta distribuição de renda por meio da segregação do espaço. Essa segregação está diretamente associada à renda, tendo em vista que a terra, nesse contexto, é uma mercadoria. Desse modo, as construções urbanas materializam as desigualdades sociais.
A foto acima exemplifica a diferença de ocupação do espaço em uma cidade: nela se vê a comunidade de Paraisópolis cercada de bairros de alto padrão, entre eles está o Morumbi. A ocupação do espaço, em Paraisópolis, ocorreu sem planejamento, aproveitando-se todo o espaço para construir e impermeabilizar o solo, o que resultou em uma grande concentração populacional e no surgimento de vários problemas ambientais, de segurança e socioeconômicos, além de não haver um saneamento básico satisfatório para todos os habitantes.

Causas das desigualdades sociais no Brasil
O Brasil é um dos campeões mundiais em desigualdades sociais, o que é explicado por vários fatores, como: colônia de exploração; um dos últimos países a abolir a escravidão; concentração de terras; desigual acesso à educação entre classes sociais e baixa qualificação; evasão escolar; baixo crescimento econômico do país; diferenças na qualificação profissional e nas condições salariais entre brancos e negros; inflação alta e carga tributária que sobretaxa produtos, reduzindo o poder aquisitivo das classes sociais menos favorecidas, as quais sobrevivem de salário mínimo ou com valores menores.
Outro aspecto marcante de parte da população brasileira é a de ser rentista, isto é, que busca viver de renda, como de casas de aluguel e especulação imobiliária e financeira; não é uma população empreendedora, isto é, geradora de renda e de emprego.
Somado a estes fatores sociais há o impacto da influência econômica, quando grandes corporações estrangeiras e nacionais dominam o cenário do emprego, pressionando os trabalhadores urbanos e rurais com baixos salários.
Os gráficos mostram como é distribuída a renda entre as faixas etárias, além de indicar maior pressão sobre os mais jovens e por faixa de renda, mostrando que grande parcela da população vive com salários relativamente baixos.
A concentração de renda agrava a qualidade de vida da população, pois aqueles que recebem menos são obrigados a acumular grandes jornadas de trabalho para manter uma renda que lhes permita a sobrevivência; essa renda não lhes possibilita o acesso a eventos culturais e práticas de lazer, como viagens, visita a museus e teatros, shows e outros eventos.

Esse cenário também tem reflexos na qualificação profissional, pois dificulta a realização de uma educação básica de qualidade e o ingresso do trabalhador em cursos superiores de graduação e pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário