quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Assembléia dia 05.03.2010




Neste ano Serra/Paulo Renato conseguiram impor as provas para atribuição de aulas e avaliação por mérito. Estes ataques têm consequências diretas sobre nossas vidas, pois transformam uma prova em critério de habilitação, não considerando nossa formação e tempo de serviço, mas sim a nota na prova.
Também impõem uma lógica perversa, que é impedir mais de 200 mil professores(as) de terem reposição salarial. É hora de darmos um basta nesta situação!
Não há duvidas que o governo Serra/Paulo Renato está sendo um dos mais nocivos à educação pública de nossa história. Este governo protagonizou uma sucessão de ataques com a criação das Leis 1093/09, 1094/09 e 1097/09, que juntas significam um “pacotão” indigesto aos trabalhadores da educação, criando as diversas “categorias” (F, L, O etc), a prova dos OFA´s e a prova de mérito. Como se não bastassem os baixos salários, as péssimas condições de trabalho, a ausência de materiais didáticos, pessoal e infra-estrutura nas escolas, o governo, para retirar mais direitos ainda, fragmentou o professorado em várias categorias, obri­gando todos a se submeterem às provas para conseguirem trabalhar.
A prova de mérito, para obter reposi­ção salarial e promoção na carreira ,é uma fraude, condena mais de 90% dos professores ao arrocho salarial.
O pano de fundo de toda essa história é a privatização da educação com as parcerias público-privadas que transferem verbas públicas para grandes empresas como a Rede Globo/Fundação Roberto Marinho e Grupo Abril/Revista Veja, retirando nossos poucos direitos e impondo a avaliação de desempenho e a meritocracia , diminuindo os gastos com a educação e condenando os trabalhadores e seus filhos a um ensino de péssima qualidade.
Tudo isso tem que acabar! Pelos nossos direitos e por uma escola pública de qualidade para as crianças e a juventude.
Vamos à greve!

Para termos uma greve forte que enfrente os ataques de Serra/Paulo Renato, defendemos a mais ampla unidade de todas as entidades do magistério neste movimento. É fundamental uma greve unificada de pro­fessores, funcionários, diretores e supervisores para derrotarmos o governo Serra. Temos que iniciar desde já uma discussão com nossos alunos e pais para apresentarmos a eles que nossa luta por emprego e me­lhores salários é uma luta em defesa da escola pública e também pelo direito dele e de seu filho aprender. A defasagem educacional de nossos alunos é responsabilidade da política de Serra/Paulo Renato. Apoiar nossa luta é defender o direito dos estudantes de aprender.


O PDE do governo Lula prevê avaliação de desempenho e a meritocracia contra os professores - de acordo com o decreto 6.094/2007 art. 20. É a mesma coisa que Paulo Renato está fazendo com as provas para os OFA’s, com o bônus-resultado e o “vestibular do salário“ através da prova para promoção por mérito. Isto comprova o que a OPOSIÇÃO ALTERNATIVA já dizia: Serra e Lula aplicam a mesma política contra a escola pública e os professores.


Fonte: Oposição Alternativa Apeoesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário