sábado, 3 de abril de 2010

Gilberto Dimenstein e a distorção da realidade.


Texto do Jornalista:


Professores dão aula de baderna
Fico me perguntando como os alunos analisam as imagens de professores desrespeitando a lei e atirando paus e pedras contra a polícia, como vimos na
manifestação nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo --afinal, supostamente são os professores que, em sala de aula, devem zelar pela disciplina.
É claro que, nem remotamente, a agressividade daquela manifestação representa os professores. Trata-se apenas de uma minoria organizada e motivada, em parte, pelas eleições deste ano.
A presidente da Apeoesp (o maior sindicato dos professores estaduais), Maria Izabel Noronha, disse que estava ali para
quebrar a "espinha dorsal" do governador (Serra) e de seu partido (o PSDB) --ela que, no dia anterior, estava no palanque de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.
Mas será que os alunos sabem disso? Será que vão imaginar que os professores são daquele jeito, sem limites, indisciplinados?
Todos sabemos como é difícil impor disciplina em sala de aula e, mais ainda, conter a violência. Não será com exemplos de desrespeito (de quem deveria dar o exemplo) que a situação vai melhorar. Muito pelo contrário: afinal, o que se viu foi uma aula de baderna.
Só espero que pelo menos essa lição os estudantes não aprendam. (folha online)


Texto corrigido pelos professores

José Serra da aula prática sobre a ditadura militar.
Fico me perguntando como os alunos analisam as imagens "produzidas" por nosso governador José Serra e seus asseclas, desrespeitando a lei e atirando balas de borrachas e gás lacrimogêneo nos professores como vimos na
manifestação nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo --afinal, supostamente é esse cidadão que quer ser Presidente da República e tem dito que tem um bom projeto para esse país, inclusive zelar pela educação.
É claro que, nem remotamente, a agressividade daquela manifestação deve ser associada aos policiais, que foram orientados para espancar os verdadeiros heróis nacionais - os professores. A culpa deve recair sobre o Sr. José Serra que mesmo sabendo das precárias condições de trabalho desses profissionais utilizou seu aparato “bélico” motivado, em parte, pelas eleições deste ano, para reprimir violemtamente uma manifestação pacífica.
Deve ficar claro que toda essa violência também não deve ser associadas às pretenções partidárias da Apeoesp (o maior sindicato dos professores estaduais), pois essa respeitada instituição não é composta somente por membros da CUT, ou do PT. Sua base, principalmente, é composta por milhares de professores e professoras que lutam diuturnamente para melhorar e educação pública. Essa mobilização serve de alerta tanto a Serra quanto a Lula, pois se tentarem de alguma forma “ferrar” com essa categoria, certamente encontrarão problemas. Esses profissionais demosntraram que sairão em defesa de suas históricas bandeiras de luta ( plano de carreira constitucional, fim da promoção automática, menos alunos por sala, melhorias estruturais nas escolas, salário digno, formação continuada e presencial etc) e estarão dispostos a quebrar a "espinha dorsal" de qualquer governador ou presidente ou de seus respectivos partidos se não houver melhora na educação pública. Esses professores poderão estar em alguns palanques, mas jamais colocarão as questões partidárias à frente da luta pela escola pública de qualidade. Lutarão para que os filhos da classe trabalhadora tenham uma qualidade de ensino tão boa quanto a da classe dominante.
Mas será que os alunos sabem disso? Será que vão imaginar que esses “oportunistas” travestidos de políticos e/ou jornalistas são desse jeito, sem limites, corruptos, e que colocam os interesses econômicos e políticos à frente da qualidade de ensino?
Todos sabemos como é difícil impor probidade na esfera pública, ainda mais com esse aparato midiático, que tem se posicionado quase beira ao golpismo “lutando” constantemente para preservar os privilégios usurpados historicamente da classe trabalhadora. Esse novos "Homens Bons", travestidos de democratas impõem a violência para conter os pedidos de socorro legítimos de uma categoria que tem sido, praticamente, destruída pelas políticas neoliberais de Serra-Paulo Renato/ Lula-Hadad.
Não será com exemplos de desrespeito (de quem deveria dar o exemplo) que a situação vai melhorar. Muito pelo contrário: afinal, o que se viu foi uma aula aos moldes da ditadura militar orientada por José Serra e seus asseclas.
Só espero que pelo menos essa lição os estudantes não aprendam.
Não abaixem a cabeça! Democracia não é só voto.
Democracia é pressão popular, pressão popular é a classe trabalhadora nas ruas. Só assim será possível transformar a realidade.
Parabéns Professores! Pela aula de democracia!

3 comentários:

  1. É.. ainda vemos clara e descaradamente a mídia posicionar-se a favor do governo elitista. Embora saibamos que as mídias não são nem de longe imparciais, ver um jornal, da magnitude da folha de S.Paulo criticar o desejo de juistiça, de reconhecimento e melhora da educação por parte dos professores é deprimente.
    Professor, no domingo passado, no dia do estúpido concurso, vi uma professora com uma curativo na testa, e eu, curioso do jeito que sou, perguntei a ela se o ferimento havia sido provocado pela paralização e ele respondeu que sim. Imediatamente fui invadido por um sentimento de tristeza, talvez não propriamente tristeza, mas uma " mix" de sentimento ruins.
    Eu me senti como uma covarde que não estava junto dos professores lutando contra o poder da ideologia dominante.
    Logo após, vi vários professores com faixas em suas cabeças que indicavam que ainda os professores estavam em greve.
    Admirei a coragem e a determinação destes professores.
    Sobre o concurso, não sei de sua parte, mas em minha escola nenhum professor conseguiu índice suficiente.
    A prova de língua portuguesa continha 30 páginas. Ela estava absurdamente cansativa. Penso se os teóricos fossem testados desta forma, eles teriam a capacidade de responder uma questão em 3 minutos?? Dúvido....
    Mas, são as regras.... fazer o quê...

    Professor, obrigado pelos esclarecimentos aqui em seu blog...

    Dante...

    ResponderExcluir
  2. é claro que a mídia estará sempre a favor de políticos, pois são eles, os políticos, que "bancam" sua existência
    agora, vejam vocês: como pode criar uma lei que obriga o professor ficar um ano sem poder trabalhar?
    eu, particularmente, até suporto essas "provinhas", mas isso? eu não me conformo

    ResponderExcluir
  3. Quando contamos aos leigos a existência desta lei, eles não acreditam. Vencer o poder sem poder é impossível.
    Tento, mesmo que minimamente, desmacarar estes absurdos acreca da educação brasileira.

    ResponderExcluir