segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Clic na Imagem e acesse a página que hospeda o conteúdo original
Este trabalho é resultado de nossa experiência acadêmica como docente do curso de Geografia, dedicada, em grande parte, ao estudo da Geomorfologia. Nossa proposta tem por fim subsidiar ou somar conteúdos para melhor compreensão dos processos que explicam a evolução do relevo, enquanto propriedade geoecológica, e ao mesmo tempo mostrar o significado do relevo como componente sócio-reprodutor.

Os três primeiros capítulos resgatam parte de conteúdos dos livros “Elementos de Geomorfologia”, publicado pelo Centro Gráfico da UFG (1990, 1994 e 2001) e “Ambiente e Apropriação do Relevo”, publicado pela Editora Contexto (1991 e 1995), com revisão, alteração e incorporação de conhecimentos.

Na oportunidade procurou-se estruturar o conteúdo do livro segundo níveis de abordagem sistematizados pelo Prof. Aziz Nacib Ab´Saber (compartimentação topográfica, estrutura superficial e fisiologia da paisagem). Foram incorporados novos capítulos: Geomorfologia Cartográfica, Geomorfologia e o Estudo da Paisagem, e Pesquisa em Geomorfologia.

Agradecemos às professoras Maria Amélia Nunes Guimarães Leite, pela revisão técnica dos capítulos, e Carmem Nunes Guimarães Leite pela revisão de português. Agradecemos a Ricardo Cantuária da Silva e a FUNAPE pelo desenvolvimento desta página.
Citação em trabalho: CASSETI, Valter. Geomorfologia. [S.l.]: [2005]. Disponível em:
http://www.funape.org.br/geomorfologia/

Home
Apresentação
Inrtrodução à Geomorfologia
Compartimentação da paisagem
Estrutua superficial
Fisiologia da paisagem
Cartografia Geomorfológica
Geomorfologia estudo da paisagem
Pesquisa geomorfológica
OBS: download do conteúdo

Faça o download também do Livro: Ambiente e Apropriação do Relevo

Clic na imagem e acesse o conteúdo do livro em formato digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário