Estresse: uma das principais causas de afastamento da sala de aula.
O estresse, juntamente com as dores musculares, tem sido o responsável pelo exagerado número de professores que se afastam da sala de aula. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os profissionais da rede pública.
O estresse, juntamente com as dores musculares, tem sido o responsável pelo exagerado número de professores que se afastam da sala de aula. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os profissionais da rede pública.
Essa questão é tão preocupante que somente em São Paulo, que é considerada a maior rede do país, com cerca de 250 mil professores, há registros de que ocorrem 30 mil faltas por dia. No ano de 2006, as licenças médicas foram em torno de 140 mil, sendo que o período de afastamento teve duração média de 33 dias. Tal abstinência gera para o governo do estado um prejuízo de cerca de 235 milhões de reais, o suficiente para construir e equipar 330 escolas de educação infantil.
Tal problema vem se repetindo pelo país constantemente, tornando o sistema de ensino enfermo, visto que todos perdem com o afastamento. No intuito de esclarecer as dúvidas, apontar causas e medidas de prevenção, segue abaixo algumas informações que poderão auxiliar o professor a evitar ou, até mesmo, solucionar problemas de modo que apresente uma vida saudável. Além disso, contribuir para que o professor possa exercer sua profissão como fonte de realização e prazer, evitando prejuízos financeiros para o país e tendo condições de oferecer uma boa aula.
As principais causas do estresse na sala de aula:
• Reação a uma situação inesperada;
• Excesso de tempo em sala;
• Falta de tempo para planejar, descansar, ter momentos de lazer;
• Desvalorização profissional;
• Ausência de apoio institucional;
• Falta de apoio da família, dos alunos, entre outros.
• Excesso de tempo em sala;
• Falta de tempo para planejar, descansar, ter momentos de lazer;
• Desvalorização profissional;
• Ausência de apoio institucional;
• Falta de apoio da família, dos alunos, entre outros.
Principais sintomas do estresse no organismo
• Aumento da pressão arterial;
• Falta de concentração;
• Dor de cabeça;
• Nervosismo;
• Insônia;
• Alergia;
• Isolamento;
• Memória fraca;
• Irritação;
• Ansiedade;
• Tique nervoso;
• Desmotivação;
• Diminuição dos glóbulos vermelhos;
• Indigestão;
• Queda de cabelo;
• Taquicardia;
• Ganho ou perda de peso;
• Falta de concentração;
• Dor de cabeça;
• Nervosismo;
• Insônia;
• Alergia;
• Isolamento;
• Memória fraca;
• Irritação;
• Ansiedade;
• Tique nervoso;
• Desmotivação;
• Diminuição dos glóbulos vermelhos;
• Indigestão;
• Queda de cabelo;
• Taquicardia;
• Ganho ou perda de peso;
Atitudes que favorecem a eliminação do estresse na sala de aula
• Reserve um tempo para estudar e planejar;
• Busque reunir-se com colegas, não esquecendo dos momentos de lazer;
• Evite lecionar com carga horária extensa;
• Pratique exercícios físicos;
• Descanse mais;
• Leia e assista filmes;
• Faça caminhada;
• Prefira reduzir as despesas ao invés de dobrar a carga horária;
• Dedique à formação continuada, contribuindo para um melhor preparo diante das adversidades, conseqüentemente estará mais seguro na sala de aula;
• Exija melhores condições de trabalho;
• Participe da construção do currículo e do projeto político pedagógico da escola;
• Aproxime a família da escola;
• Busque uma boa convivência com os alunos;
• Valorize e busque o trabalho em equipe;
• Caso seja necessário, busque acompanhamento psicológico. Lembre-se, o aluno tem o direito de receber uma aula de qualidade, mas para que isto ocorra o professor deve estar com uma boa saúde física e mental para que tenha condições de oferecer uma aula satisfatória.
Por Elen Campos Caiado - Graduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola
Postado em 05/01/2010 - por Izaias de Oliveira
Fonte: Oposição Alternativa Litoral Sul
• Busque reunir-se com colegas, não esquecendo dos momentos de lazer;
• Evite lecionar com carga horária extensa;
• Pratique exercícios físicos;
• Descanse mais;
• Leia e assista filmes;
• Faça caminhada;
• Prefira reduzir as despesas ao invés de dobrar a carga horária;
• Dedique à formação continuada, contribuindo para um melhor preparo diante das adversidades, conseqüentemente estará mais seguro na sala de aula;
• Exija melhores condições de trabalho;
• Participe da construção do currículo e do projeto político pedagógico da escola;
• Aproxime a família da escola;
• Busque uma boa convivência com os alunos;
• Valorize e busque o trabalho em equipe;
• Caso seja necessário, busque acompanhamento psicológico. Lembre-se, o aluno tem o direito de receber uma aula de qualidade, mas para que isto ocorra o professor deve estar com uma boa saúde física e mental para que tenha condições de oferecer uma aula satisfatória.
Por Elen Campos Caiado - Graduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola
Postado em 05/01/2010 - por Izaias de Oliveira
Fonte: Oposição Alternativa Litoral Sul
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