domingo, 10 de janeiro de 2010

Textos básicos para compreender o Marxismo



Karl Marx e Friedrich Engels
Manifesto Comunista
Karl Marx e Friedrich Engels
Publicado em 1848, pouco antes da poderosa vaga revolucionária que varre o continente europeu, o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels, serviu como a nova plataforma político e teórico da Liga dos Comunistas – organização secreta que possuía uma rede de ativistas em diversos pontos da Europa. O texto que disponibilizamos aqui, em pdf, da Editora José Luís e Rosa Sundermann, reúne prefácios das diversas edições e o texto de Leon Trostky, nos 90 anos do Manifesto.


Friedrich Engels
Em 1880, Engels publica esta obra, onde estabelece as diferenças fundamentais entre o marxismo e os chamados socialistas utópicos (Saint-Simon, Robert Owen, Charles Fourrier). Engels os chamava de socialistas utópicos porque pretendiam “tirar da cabeça a solução dos problemas sociais” e por isso condenou-as “a moverem-se no reino da utopia”. Ao opor o socialismo científico ao socialismo utópico, Engels enfatiza um elemento fundamental para a transformação da sociedade: seu aspecto racional, entendido como conhecimento objetivo, fundamentado na realidade social que se aspira transformar.


Karl Marx e Friedrich Engels
Com este livro, escrito em 1847, Marx e Engels pretendem, como eles próprios dizem, acertar contas com o seu passado hegeliano. Polemizando contra os jovens hegelianos, a obra expõe de forma sistemática os princípios do materialismo histórico e dialético do socialismo científico.


Karl Marx
Publicado em 1853, a obra analisa a ascensão ao poder na França de Luis Bonaparte, sobrinho de Napoleão Bonaparte.


Friedrich Engels
Escrito em 1878, o livro polemiza com o filósofo berlinense Karl Duhring (1833-1921). Na obra, Engels esclarece o papel da dialética e sua relação com a lógica, ciência, economia e política.


Friedrich Engels
Entusiasmado pelo trabalho do antropólogo L. Morgan, Engels escreve o livro em 1884, onde analisa a relação entre o surgimento da propriedade privada com o Estado e as estruturas de família. (Versão em espanhol)


Karl Marx
Pequenas teses, porém densas, que condensam as principais diferenças entre o materialismo apregoado por Feuerbach e o materialismo dialético defendido por Marx. Escritas em 1845.



Karl Marx
Escrito em 1865, o livro expõe de maneira didática os elementos básicos da política econômica marxista, como a teoria da mais-valia.



Karl Marx
Escrito em 1875, polemiza com o programa adotado pelo recém-fundado partido socialista alemão.


Karl Marx
Publicado em 1843.

Escrito em meio a uma fervilhante polêmica contra os economicistas, entre 1901 e 1902, o texto encerra todo um programa de construção de partido e suas formas organizativas.


Em 1920, ainda recuperando-se dos ferimentos sofridos pelo atentado a tiros de 1918, Lenin escreveu um panfleto em que condenou a extrema esquerda européia pelo seu radicalismo, por seu excesso de "purismo". Naquela ocasião, definiu o "esquerdismo" deles como uma "doença infantil do comunismo".


A obra explica a visão marxista sobre o Estado e as tarefas do Proletariado na revolução socialista. Escrito em agosto-setembro de 1917, na clandestinidade, o livro só é concluído depois da revolução de outubro. “É mais agradável e útil viver a 'experiência da revolução' do que escrever sobre ela”, disse Lenin na época, que depois incorporou a obra as experiências vividas pela ditadura proletariado na URSS.



Livro que marca a chegada de Lenin na Rússia revolucionária de 1917. Nele o autor expõe suas polêmicas com a maioria do Comitê Central bolchevique e defende um programa para a tomada do poder.


Na virada do século XX, os monopólios capitalistas passavam a jogar o papel econômico fundamental em substituição à livre concorrência. Na política predominava a reação em toda a linha tomando o lugar da democracia burguesa. A nova época histórica burguesa dava lugar à época do imperialismo e das revoluções proletárias.


Escrito logo após os partidos da II internacional terem votado pelos créditos de guerra (I Guerra Mundial), o livro expõe os principais elementos que levam Lenin a concluir que a Internacional estavamorta para a luta revolucionária.

Discurso do camarada Leon Trotsky sobre o informe do camarada Varga.


Programa de fundação da VI Internacional, adotado no seu primeiro congresso em setembro de 1938

Escrito em 1924, o autor expõe suas visões preliminares sobre a experiência da revolução russa de outubro de 1917.


Dividido em três volumes, o livro é, dentre os vários sobre a história da Revolução, leitura obrigatória na medida em que seus volumes cobrem os mais diversos aspectos do processo: dos debates entre os revolucionários ao cotidiano da revolução.(arquivo zipado, com todos os volumes, em espanhol)


Publicado em 1938, Trotsky escreve uma longa homenagem aos 90 da célebre brochura dos fundadores do socialismo cientifico. Nele o autor, a luz de quase um século de experiência do movimento operário, discute os elementos teóricos-políticos que permaneceram atuais para a transformação revolucionária da sociedade.

O autor expõe as principais vagas revolucionárias do pós-guerra que Trotsky não pode analisar. Moreno preocupa-se em discutir o método político inerente de cada processo histórico particular sob o prisma objetivo da revolução proletária, a instauração do regime leninista.

Texto de enorme atualidade, onde o autor analisa o governo de frente popular (colaboração de classes) de Mitterrand na França, em 1982. Para os ativistas de esquerda que quiser compreender o atual governo de frente popular do PT, essa obra deve ser referência obrigatória.

Um comentário:

  1. Muito obrigada Prof por disponibilizar os textos. Preciso estudar sobre Marx e é meu primeiro contato com os livros dele, então queria alguns resumos para entender melhor as obras. =)

    ResponderExcluir