domingo, 27 de dezembro de 2009

Assédio Moral, o que é isso?

Não são poucos os casos de humilhação e constrangimento sofridos por professores
O que é o Assédio Moral?
Além das péssimas condições de trabalho e dos baixos salários, os professores estão convivendo com uma outra triste situação: o Assédio Moral. Não são poucas as denun­cias de humilhação e constrangi­mento sofridas por professores.
Embora essa nomeação seja re­cente, pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.
Porém, nos últimos anos, com o avanço do ideário neoliberal, dos trabalhos por metas, das células de produção, enfim, de toda uma nova forma de organizar o trabalho, essa prática se proliferou em fábricas, escritórios, lojas, instituições pú­blicas e escolas.
Conceitualmente, o Assédio Moral é a exposição do trabalhador (seja individual ou coletivamente) a situações humilhantes e constran­gedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho.
O trabalhador assediado se sen­te desmoralizado e desestabilizado em relação ao seu trabalho muitas vezes desistindo do emprego. Além de poder desenvolver graves casos de ansiedade e depressão.
Algumas empresas e instituições têm o Assédio Moral como “prática institucionalizada”, é o caso da cer­vejaria AmBev (fabricante da Brah­ma e Skol) e do Judiciário Federal. É preciso ter em mente que, quem pratica o Assédio Moral, sabe mui­to bem o que está fazendo, por isso, o chefe assediador cria um clima para que todos os colegas acabem reproduzindo as humilhações.
O trabalhador assediado é isola­do sem explicações, passando a ser hostilizado, ridicularizado, inferio­rizado e desacreditado diante de seus companheiros. Os colegas que acabam reproduzindo as ofensas, não fazem isso por mal. Na realida­de eles têm medo de serem humi­lhados e perseguidos, ou ainda, de perder o emprego.
A humilhação deixa marcas pro­fundas no trabalhador, não só emo­cionalmente, também fisicamente, como as doenças psicosomáticas. Por isso é preciso que os professores aprendam a se proteger contra esse ataque do governo.
Caso você esteja sendo persegui­do, procure o sindicato, ou algum RE, e fale o que está acontecendo. Evite conversar a sós com o assediador, pois num ambiente sem testemunhas ele poderá fazer qualquer tipo ofensa e você não conseguirá provar.
Caso algum colega esteja sofrendo algum tipo de assédio é importante que todos se unam para protegê-lo, além disso, é preciso ter claro que se acontece com ele hoje, amanhã pode acontecer com você.
Fonte pesquisada:
www.assediomoral.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário