sábado, 19 de dezembro de 2009

TEORIA DA APRENDIZAGEM

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

O desenvolvimento humano é a expansão gradual das possibilidades latentes na estrutura do sujeito que progressivamente se vai construindo e refinando, adquirindo assim uma maior amplitude, sensibilidade e enficiência.
Por Aprendizagem entenda-se uma construção pessoal, resultante de um processo experencial, interior à pessoa e que se traduz numa modificação de comportamento relativamente estável.
Nem todas as pessoas têm o mesmo conceito de aprendizagem. Alguns acentuam o aspecto externo da modificação o aspecto da construção pessoal, experencial; uns preocupam-se mais com o processo de aprendizagem e outros com o resultado desse mesmo processo.
Diferentes conceitos de aprendizagem estão na base das diferentes teorias. Essas podem ser agrupadas em: teorias behavioristas e teorias cognitivas.
(TAVARES E ALARCÃO 1985)
O material disponibilizado nessa sessão é resultado dos seminários apresentados pelos alunos do mestrado em ensino de Ciências (TURMA 2008), na disciplina Teoria da Aprendizagem ministrada pela profa. Dra. Zélia Jófili.
Há também materiais fornecidos pela professora Zélia Jófili, referente as correntes filosóficas e as teorias de aprendizagem – As abordagens behavioristas – humanistas e cognitivistas e A Teoria de Freire – Fundamentos teóricos e aplicações educacionais.
1. CORRENTES FILOSÓFICAS E AS TEORIAS DE APREDIZAGEM
clique aqui:
Teorias de aprendizagem - ppt (Zélia Jófili)
2. TEORIA DE FREIRE:
A Pedagogia Crítica Freriana (Zélia Jófili)
clique aqui:
paulo-freire - ppt
Consciência crítica e ingênua (Zélia Jófili)
clique aqui:
Freire-caract-consciencia - ppt
O compromisso do profissional com a sociedade (Zélia Jófili):
clique aqui:
O-compromisso-do-profissional-com-a-sociedade - ppt
Piaget e Vygotsky e Freire (Zélia Jófili):
clique aqui:
piaget-vygotsky-freire - ppt
Pedagogia da Autonomia (livro da web em pdf):
clique aqui:
paulo-freire-pedagogia-da-autonomia
Pedagogia do Oprimido (livro da web em pdf):
clique aqui:
pedagogia_do_oprimido
3. BEHAVIORISMO
Skinner (Adalberto Tavares, Lívia Lima e Quitéria Medeiros):
clique aqui:
Skinner - ppt
clique aqui:
resumo-skinner - doc
4. COGNITIVISMO
Teoria dos Construtos Pessoais de Kelly (Charles Turuda e Giseide Santos):
clique aqui:
George Kelly - ppt
Teoria de Vygotsky: fundamentos e aplicações educacionais (Heric Paz, Glória Rocha e Regina Soares).
clique aqui:
Vygotsky – ppt
clique aqui:
resumo vygotsky – doc
Teoria das situações didáticas: Guy Brosseau. (Juliana Santana e Luciana Santos):
Clique aqui:
Guy Brousseau
Teoria da complexidade: Edgar Morin ( Marcílio Martins, Mariel Andrade):
clique aqui:
Edgar Morin – ppt
Teoria dos campos conceituais : Gerárd Vergnaud (Marcílio Andrade):
clique aqui:
Gerárd Vergnaud – ppt
5. MOVIMENTO HUMANISTA
A Apredizagem significante de Rogers (Sílvia Cardoso e Célia Fortes):
clique aqui:
Carl Rogers - ppt

3 comentários:

  1. Olá! gostaria de baixar os arquivos, porém não estou conseguindo . Você pode me passar via email : cristinatorresferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! gostaria de baixar os arquivos, mas não estou conseguindo . Você pode me passar via email : soniacatarinacruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pessoal!! O Blog que estava hospedado esses arquivos parace estar "fora da rede" estou tentando localizar os criadores!
    Se conseguir em breve postarei os arquivos!

    ResponderExcluir