quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Simulado Prova OFAs 2009

1. De acordo com o parecer CNE/CEB N° 04/98 – Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer, como norteadores suas ações pedagógicas os seguintes princípios:
a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum e os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática;
b) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de manifestações Artísticas e culturais;
c) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de manifestações Artísticas e culturais;
d) Princípios Éticos da Autonomia, Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade;
e) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum; Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de manifestações Artísticas e culturais.

2. Parecer CNE/CEB nº 04/98 e Resolução CNE/CEB nº 02/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Quais são os conceitos que envolvem o currículo:
a) currículo formal, currículo em ação e currículo oculto;
b) currículo formal e currículo em ação;
c) currículo em ação e currículo oculto;
d) currículo formal e currículo oculto;
e) todas as alternativas estão corretas.

3. Parecer CNE/CEB nº 04/98 e Resolução CNE/CEB nº 02/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. O que é currículo oculto?
a) planos e propostas pedagógicas;
b) aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas;
c) o não dito, aquilo que tanto alunos, quanto professores trazem, carregado de sentidos próprios criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula;
d) é o currículo presente nos planos de ensino dos professores;
e) é o currículo escondido.

4. RESOLUÇÃO CEB Nº 2/1998, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. (artigo 3° inciso I, alíneas a, b e c). De acordo com as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:
a) os princípios de liberdade, ideais de solidariedade humana, pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
b) princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
c) os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
d) os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais;
e) as alternativas B, C e D estão corretas.

5. RESOLUÇÃO CEB Nº 2/1998, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. (artigo 3° inciso IV, alínea a). De acordo com as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, A base comum nacional e sua parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que vise a estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos como:
a) a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social e o meio ambiente;
b) o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura e as linguagens;
c) Língua Portuguesa, Língua Materna, para populações indígenas e migrantes, Matemática, Ciências, Geografia e História;
d) Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa;
e) as alternativas A e B estão corretas.

6. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 03/98, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio (artigo 3°, Incisos I, II e III). A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de política educacional, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de ensino aprendizagem e os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com princípios estéticos, políticos e éticos, abrangendo:
a) a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade;
b) a responsabilidade e a solidariedade e a solidariedade;
c) a identidade, diversidade e a autonomia;
d) interdisciplinaridade, contextualização e autonomia;
e) a responsabilidade, a diversidade e a autonomia.

7. Nos termos da Resolução CNE/CEB nº. 03/98 (artigo 10, Incisos I, II e III). A Base Nacional Comum dos Currículos de Ensino Médio será organizada em áreas de conhecimento, a saber:
a) Comunicação e Expressão; Matemática e Ciências Físicas e Biológicas; Ciências Humanas e Sociais;
b) Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
c) Estética da Sensibilidade; Política da Igualdade e Ética da Identidade;
d) Identidade; Diversidade e Autonomia; Interdisciplinaridade e contextualização;
e) Competências Básicas e Habilidades Necessárias.

8. Nos termos da Resolução CNE/CEB nº. 03/98 (artigo 10, § 2°, alínea A e artigo 11, Inciso V ). São disciplinas obrigatórias as seguintes disciplinas no ensino médio:
a) a Filosofia e a Sociologia;
b) a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia;
c) a Educação Física, a Arte e a Filosofia
d) a Educação Física, a Arte e a língua estrangeira moderna;
e) a Educação Física, a Arte, a língua estrangeira moderna, a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia.

9. De acordo com a Resolução CEB N° 3, de 26 de Junho de 1998, no seu artigo 11 a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada, do Ensino Médio terão a duração mínima de:
a) 1.600 (um mil e seiscentas) horas;
b) 1.200 (um mil e duzentas) horas;
c) 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas;
d) 3.200 (três mil e duzentas) horas;
e) 800 (oitocentas) horas.

10. PARECER CNE/CEB Nº 15/98, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.
As três grandes áreas em que se divide o conhecimento é composto:
I. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;
III. Ciências Humanas e suas Tecnologias.

11. (BRASIL. ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. Por que competências e habilidades, hoje?) O que são competências e habilidades:
a) As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
b) Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
c) Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
d) As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;
e) Todas estão corretas.

12. (BRASIL. ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. Exercício ou problema?). O que são
exercícios ou problemas?
I. caminhar é um exercício quando já adquirimos essa habilidade, o exercício supõe, então, a repetição de uma aquisição – motora;
II. problemas, interpretação do desafio proposto no contexto, planejamento da solução ou das soluções possíveis, execução da solução planejada e avaliação dos resultados;
III. problema é aquilo que se enfrenta e cuja solução, já conhecida ou incorporada, não é suficiente, ao menos como conteúdo.
IV. exercício é fazer contas;
V. o problema é realizar uma conta para a qual não se estava suficientemente preparado.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II e III;
b) III, IV e V;
c) I, IV e V;
d) I, II, III, IV e V;
e) I, II, III e IV.

13. (BRASIL. ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. As formas de competência). As formas de competências, são entendidas dos seguintes modos:
I. Competência como condição prévia do sujeito, herdada ou adquirida. Saber respirar, mamar, por exemplo, são capacidades herdadas. Nascemos com competência comunicativa, isto é, herdamos nossa aptidão para a linguagem. Ao mesmo tempo, temos de adquirir competência em uma ou mais línguas, pois essas não são herdadas, mas aprendidas e se constituem patrimônio de nossa cultura e de nossa possibilidade de comunicação;
II. Competência como condição do objeto, independente do sujeito que o utiliza. Referese à competência da máquina ou do objeto. Por exemplo, a competência ou habilidade de um motorista não tem relação direta com a potência de seu automóvel. O mesmo acontece com
relação aos computadores e seus usuários. Uma coisa é nossa condição de operar certo programa. Outra é a potência do computador, sua velocidade de processar informações, memória;
III. Competência relacional. Essa forma de competência é interdependente, ou seja,
não basta ser muito entendido em uma matéria, não basta possuir objetos potentes e adequados, pois o importante aqui é “como esses fatores interagem”. A competência relacional expressa esse jogo de interações. É comum na escola um professor saber relatar bem um problema que está acontecendo em sala de aula, mas na própria aula não saber resolver situações relacionadas com a indisciplina, espaço ou tempo.
IV. os incisos I, II e III estão corretos;
V. os incisos I, II e III estão incorretos.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I está correto;
b) II está correto
c) IV está correto;
d) III está correto;
e) V está correto.

14. (BRASIL. ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. Competição, competência e concorrência). O que significa os termos competência, competição e concorrência, em uma perspectiva relacional?
a) Competição. Competir quer dizer “com-petir”, isto é, “pedir junto”. O prefixo “com” significa ao mesmo tempo, simultaneamente. O radical “petir” significa pedir. Filhos, marido, telefone, etc., muitas vezes pedem ao mesmo tempo a atenção da mesma pessoa (a mãe, a esposa, a filha, sintetizadas numa única mulher). Não lhe é possível atender igualmente a todos. Numa sala de aula, por exemplo, alunos, diretora, orientadora, horário, agenda de trabalho referem-se às múltiplas tarefas de que a professora deve cuidar – de preferência, ao mesmo tempo. Então, ao que dar prioridade; que decisões tomar? Jogadores, adversários em uma mesma partida, pedem – igualmente – a vitória, mesmo sabendo que ela caberá a apenas um deles;
b) Concorrência, em uma sala de aula. O professor – espera-se – deve cuidar adequadamente da multiplicidade de aspectos importantes (conteúdo a ser ensinado, interesses e necessidades de cada aluno, horário, etc.). Lembro esses exemplos para dizer que, na perspectiva da concorrência, muitos fatores, cada qual com sua importância particular, correm juntos. Não é correto dizer que competem, nos termos lembrados acima, mas que concorrem, porque todos necessitam ser atendidos e considerados;
c) Competência. Como coordenar competição com concorrência? Com competência. Competência, em sua perspectiva relacional, é uma equação que expressa o equilíbrio entre dois opostos complementares. A competição como fim buscado (necessidade), e a concorrência como repertório (disponibilidade) de coisas independentes quanto a um fim particular, mas que, na perspectiva do sujeito, qualificam os meios de certa realização;
IV. os incisos I, II e III estão corretos;
V. os incisos I, II e III estão incorretos.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I está correto;
b) IV está correto
c) II está correto;
d) III está correto;
e) V está correto.

15. (BRASIL. ENEM: Fundamentação Teórico-Metodológica. Competição, competência e concorrência). Quais são as competências do ENEM?
I. Competência I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica;
II. Competência II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
III. Competência III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
IV. Competência IV - Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
V. Competência V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de
propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II, III, IV e V;
b) I, II, III e IV;
c) I, II e III;
d) I e II;
e) I.

16. (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação:
a) fluxo escolar e médias de desempenho das avaliações;
b) capacidade de aprendizagens dos alunos em Língua Portuguesa e médias de desempenho das avaliações;
c) capacidade de aprendizagens dos alunos em Matemática e médias de desempenho das avaliações;
d) verificar o nível de aprendizagens dos alunos e a capacidade dos professores de ensinar;
e) fluxo escolar e a capacidade dos professores de ensinar.

17. (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do
PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como metas:
a) que em 2012 o IDEB do Brasil seja 5,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos;
b) que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos;
c) que em 2012 o IDEB do Brasil seja 7,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos;
d) que em 2022 o IDEB do Brasil seja 7,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos;
e) que em 2022 o IDEB do Brasil seja 8,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

18. (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela:
a) melhoria da qualidade da educação, no âmbito nacional. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional na esfera nacional, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino;
b) melhoria da qualidade da educação, no âmbito estadual. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional na esfera estadual, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino paulista;
c) melhoria da qualidade da educação, no âmbito municipal. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional na esfera municipal, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino;
d) melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino;
e) todas as alternativas estão corretas.

19. (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Foi o INEP quem estabeleceu
parâmetros técnicos de comparação entre a qualidade dos sistemas de ensino do Brasil com os de países da OCDE. Ou seja, a referência à OCDE é parâmetro técnico em busca da qualidade, e não um critério externo às políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo MEC, no âmbito da realidade brasileira. As metas do IDEB são:
a) metas são iguais para cada rede e escola. As metas são iguais para todos, e são
apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência;
b) metas são iguais para cada rede e diferente para cada escola. As metas podem ser iguais ou diferentes para cada um, e são
apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência;
c) metas são diferenciadas para cada rede e escola. As metas são diferenciadas para todos, e são
apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência;
d) metas são diferenciadas para cada rede e escola. As metas são diferenciadas para todos, mais exige mais dos Estados, visto que eles têm mais recursos da Educação para aplicar;
e) todas as alternativas estão corretas, pois o IDEB é um índice flexível mensurando todas as realidades da Educação do Brasil.

20. (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB é calculado a partir de dois componentes:
I. taxa de rendimento escolar (aprovação);
II. médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP;
III. médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pela Prova Brasil;
IV. médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo ENEM;
V. médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo SARESP.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I e V;
b) I e IV;
c) I e III;
d) I, III e V;
e) I e II.

21. (Prova Brasil e o SAEB). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado pelo INEP/MEC, abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados:
I. na 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) do ensino fundamental;
II. no 3º ano do ensino médio;
III. na 2ª e 6ª séries do ensino fundamental;
IV. no 2º ano do ensino médio;
V. na 3ª e 5ª séries do ensino fundamental.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I e II;
b) II e III;
c) III e IV;
d) IV e V;
e) I e IV.

22. (Prova Brasil e o SAEB). A Prova Brasil e o SAEB avaliam as habilidades em:
I. Matemática ((com foco em leitura);
II. Língua Portuguesa com foco na resolução de problemas);
III. Matemática (com foco na resolução de problemas);
IV. Língua Portuguesa (com foco em leitura);
V. todas as alternativas estão corretas.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I e II;
b) II e III;
c) III e IV;
d) IV e V;
e) I e IV.

23. (Prova Brasil e o SAEB). Quem não participa da Prova Brasil?
I. as turmas de Educação de Jovens e Adultos;
II. as escolas que ensinam apenas a língua indígena materna;
III. as turmas multisseriadas;
IV. crianças com necessidades educativas especiais poderão participar da avaliação conforme suas possibilidades e utilizando os recursos de acesso existentes na própria escola;
V. todas as alternativas estão corretas.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I e II;
b) I, II e III;
c) II e III;
d) IV e V;
e) V.

24. (Prova Brasil e o SAEB). Quais as escolas participarão da Prova Brasil/SAEB 2009?
a) todas as escolas públicas, localizadas na zona urbana;
b) todas as escolas públicas e privadas, localizadas na zona urbana e rural;
c) todas as escolas públicas e privadas, localizadas na zona urbana;
d) todas as escolas públicas, localizadas na zona urbana e rural,
e) todas as escolas públicas, privadas, comunitária, filantrópica ou confessional, localizadas na zona urbana e rural.

25. (Prova Brasil e o SAEB). Em avaliações com as características apresentadas pela Prova Brasil não é possível avaliar todas as habilidades previstas nos currículos escolares. Dessa forma, foi produzida uma Matriz de Referência para cada série e disciplina. As matrizes foram elaboradas a partir de uma análise das:
a) propostas curriculares das secretarias municipais de educação;
b) propostas curriculares das secretarias estaduais de educação;
c) propostas curriculares da Secretaria Nacional de Ensino Fundamental;
d) propostas curriculares da Secretaria Nacional de Ensino Fundamental e Mádio;
e) propostas curriculares das secretarias estaduais de educação e dos livros didáticos utilizados em todo o País, selecionando-se o que havia de comum e passível de ser avaliado nacionalmente em um teste padronizado.

26. (PCNs. Introdução. 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, os quatro os Pilares do Conhecimento são:
I. Aprender a Conhecer: seleção de cultura geral com espírito investigativo e crítico. Aprender a aprender sempre;
II. Aprender a Fazer: competência de se relacionar, de resolver problemas e adquirir qualificação profissional;
III. Aprender a Viver com os Outros: compreensão do outro e percepção de interdependências;
IV. Aprender a Ser: desenvolvimento da personalidade e da autonomia. Assumir responsabilidades pessoais;
V. Aprender a Ser Cidadão: consciente dos seus direitos e deveres.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II, III e IV;
b) II, III, IV e V;
c) I, III, IV e V;
d) I, II, IV e V;
e) I, II, III e V.

27. (PCNs. Introdução. 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental). Quais são os temas transversais?
I. Ética e Saúde;
II. Meio Ambiente e Pluralidade Cultural;
III. Orientação Sexual, Trabalho e Consumo;
IV. Cidadania e Consumo;
V. Trabalho e Cidadania.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II e IV;
b) I, II e III;
c) II, III e IV;
d) III, IV e V;
e) I, IV e V.

28. (PCNs. Introdução. 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental). Seleção de conteúdos: relevância social e contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno. Rompe com a linearidade e o acúmulo, estabelecendo uma teia de significados com outros objetos do conhecimento. É formado por conteúdos:
I. Conteúdos de Natureza Social;
II. Conteúdos de Natureza Ambiental
III. Conteúdos de Natureza Conceitual;
IV. Conteúdos de Natureza Procedimental;
V. Conteúdo de Natureza Atitudinal;

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II e IV;
b) I, II e III;
c) II, III e IV;
d) III, IV e V;
e) I, IV e V.

29. (PCNs. Introdução. 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental). Sobre avaliação podemos dizer de acordo com os PCN’s:
I. ocorre durante todo o processo em de ensino e aprendizagem;
II. ajusta a intervenção pedagógica;
III. usa diversos instrumentos de situações;
IV. realiza a avaliação por meio de observação sistemática;
V. analisa a produção dos alunos e de atividades específicas de avaliação.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II e III;
b) I, II, III e IV;
c) I, II, III, IV e V;
d) II, III, IV e V;
e) III, IV e V.

30. (PCNs. Introdução. 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental). Sobre o uso do computador e das novas tecnologias podemos afirmar que:
I. é ao mesmo tempo ferramenta e instrumento de mediação. Ferramenta na medida em que permite realizar atividades que seriam muito difíceis ou impossíveis sem ele;
II. instrumento de mediação na medida em que possibilita novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental;
III. Importa menos manter-se atualizado com a tecnologia e do que aprender a se relacionar com ela;
IV. é necessário aprender sempre e a maioria dos software promove automaticamente aprendizagem;
V. utilizar recursos tecnológicos garante a aprendizagem.

Assinale a (s) alternativa (s) incorreta (s):
a) I e II;
b) II e III;
c) III e IV;
d) I e V;
e) IV e V.

31. (Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio). O Ensino Médio, como parte da educação escolar, “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” (Art.1º § 2º da Lei nº 9.394/96). Essa vinculação é orgânica e deve contaminar toda a prática educativa escolar. Em suma, a Lei estabelece uma perspectiva para esse nível de ensino que integra, numa mesma e única modalidade, finalidades até então dissociadas, para oferecer, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos:
I. a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
II. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
III. a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
IV. o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II estão corretas;
b) I, II e III estão corretas;
c) I, II, III e IV estão corretas;
d) II e IV estão corretas;
e) II, III e IV estão corretas.

32. (Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio). Nessa perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular as quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:
I. aprender a conhecer;
II. aprender a fazer;
III. aprender a viver;
IV. aprender a ser;
V. aprender a ver.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I e II estão corretas;
b) II e III estão corretas;
c) III, IV e V estão corretas;
d) I, II, III e IV estão corretas;
e) todas estão corretas.

33. (Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio). O Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, uma vez que entende os conhecimentos cada vez mais imbricados aos conhecedores, seja no campo técnico-científico, seja no âmbito do cotidiano da vida social. Quais são as áreas de conhecimento?
I. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;
III. Ciências Humanas e suas Tecnologias;
IV. Ciências Sociais e suas Tecnologias;
V. Língua Estrangeira Moderna e suas Tecnologias.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II, III e V estão corretas;
b) I, II e III estão corretas;
c) I, II, III e IV estão corretas;
d) II, III e IV estão corretas;
e) I, II, III, IV e V estão corretas.

34. (Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio). A parte diversificada do currículo destina-se a atender às características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela (Art. 26 da LDB). Complementa a Base Nacional Comum e será definida:
I. em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar;
II. em cada sistema de ensino;
III. em cada Conselho Municipal de Educação;
IV. em cada Conselho Estadual de Educação;
V. em cada estabelecimento de ensino.

Assinale a alternativa correta:
a) apenas I está correta;
b) apenas II está correta;
c) apenas III está correta;
d) apenas IV está correta;
e) apenas V está correta.

35. (Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio). A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas:
Assinale a alternativa correta:
a) fraternidade, igualdade e identidade;
b) liberdade, igualdade e identidade;
c) solidariedade, igualdade e identidade;
d) sensibilidade, igualdade e identidade;
e) todas as alternativas estão corretas.

36. (Proposta Curricular Geral do Estado de São Paulo). O que são competências e habilidades:
I. habilidades: São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas através de teorias e práticas. Ex: dirigir um carro ou usar um computador;
II. competências: As habilidades são desenvolvidas através da teoria ou prática. Ex: dirigir um carro em rodovias de alta velocidade ou digitar rapidamente um texto no computador;
III. competências: São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas através de teorias e práticas. Ex: dirigir um carro ou usar um computador;
IV. habilidades: As habilidades são desenvolvidas através da teoria ou prática. Ex: dirigir um carro em rodovias de alta velocidade ou digitar rapidamente um texto no computador;
V. todas as alternativas estão corretas.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I e III;
b) II e IV;
c) I e III;
d) III e IV;
e) V.

37. (Proposta Curricular Geral do Estado de São Paulo). Quais são os quatro pilares da UNESCO sobre a aprendizagem:
I. aprender a ver.
II. aprender a conhecer;
III. aprender a fazer;
IV. aprender a viver;
V. aprender a ser;

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II, III e IV estão corretas;
b) II, III, IV e V estão corretas;
c) I e II estão corretas;
d) II e III estão corretas;
e) todas estão corretas.

38. (Proposta Curricular Geral do Estado de São Paulo). As competências medidas no ENEM são cinco:
I. expressar tudo que existe na cultura transpondo para situações de aprendizagem;
II. ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos produzidos;
III. dominar a norma culta das linguagens;
IV. construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, processos e manifestações;
V. selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações para tomar decisões;
VI. relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentos;
VII. recorrer aos conhecimentos para propor intervenções solidárias respeitando as diversidades.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II, III, IV e V;
b) II, III, IV, V e VI;
c) III, IV, V, VI e VII;
d) I, II, III, VI e VII;
e) II, III, IV, VI e VII;

39. (Proposta Curricular Geral do Estado de São Paulo). De acordo com o artigo 35 da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
I. a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II. a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV. a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;
V. o ensino médio, atenderá a formação para o exercício de profissões técnicas.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II, III e IV estão corretas;
b) II, III, IV e V estão corretas;
c) I e II estão corretas;
d) II e III estão corretas;
e) todas estão corretas.

40. (Proposta Curricular Geral do Estado de São Paulo). As áreas do conhecimento são as seguintes:
I. Área de Ciências e suas Tecnologias: Ciências, Biologia, Física e Química.
II. Matemática e as áreas do Conhecimento: Matemática
III. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (LEM), Arte e Educação Física.
IV. Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia,
V. Área de Ciências e suas Tecnologias: Matemática, Ciências, Biologia, Física e Química.

Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
a) I, II e III;
b) II, III e IV;
c) I, II e IV;
d) II, III, IV e V;
e) I, II, III e IV.

3 comentários:

  1. Muito bom, excelente o seu blog, parabéns!!Claudemir, a minha irmã fará a prova no domingo dia 20, ela é profa. de Geografia e não está conseguido as obras para estudar, são muitas, ela está desesperada, você teria algum resumo ou poderia me indicar algum site para eu procurar?? Meu nome é Cici, sou profa. de Língua Portuguesa. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Postei três resenha da bibliografia de Geografia.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Quanta dica legal para plicar no meu colegio zona norte SP, obrigada pelo conteudo, parabéns

    ResponderExcluir